Como resistir às tentações e aproveitar o inverno para emagrecer

Vilão não é o frio, e sim a culinária típica da estação

No geral, impacto do alcoolismo equivale ao do tabaco
No geral, impacto do alcoolismo equivale ao do tabaco Foto: Divulgação, stock.xchng

Grande inimigo das dietas, o inverno é considerado uma barreira no caminho que leva à boa forma por ser propício para um maior consumo de calorias. O que nem todos sabem é que é normal que se coma mais durante a estação, pois é cientificamente comprovado que o organismo precisa de mais energia para manter a temperatura do corpo equilibrada. O que não pode ser comum é usar isso como desculpa e tentar esconder quilinhos extras debaixo do sobretudo. O verdadeiro vilão não é o frio, mas a farta e calórica culinária típica da estação, aliada à vontade de ficar em casa sem fazer nada.

Para quem está fazendo dieta, esta época é mesmo complicada. Desde que começou o controle alimentar, em dezembro do ano passado, Salette Salvador, 63 anos, não tinha enfrentado as tentações que só dão as caras nos meses gelados.

– No inverno está mais difícil resistir, principalmente aos doces e ao chocolate. Não estou comendo. Só o pinhão que dou uma beliscadinha com cuidado – confessa.

Salette, que já emagreceu oito quilos, não pretende colocar tudo a perder por conta das baixas temperaturas e ensina a receita para atravessar a temporada em paz com a balança.

– Para emagrecer, primeiro você tem que estar convencida do que quer. Pode comer de tudo, só tem que dosar. Eu como pizza, lasanha, feijoada, mas dentro da proporção – conta.

Nem todos mostram a força de vontade de Salette e acabam desistindo das dietas. A nutricionista Cláudia Fogaça, 28, defende que este período poderia ser melhor aproveitado.

– Costumo dizer que essa é a melhor época para emagrecer, justamente porque o metabolismo está acelerado. O grande problema são as comidas calóricas da estação, e na nossa região é ainda mais complicado. A escolha do alimento é o segredo para manter ou perder quilos – sentencia a nutricionista.

Logo que chegou em Caxias, a cearense de Fortaleza Sophia Salles De Viana, 28, ia todos os dias à confeitaria. Ela ficou impressionada com a oferta gastronômica da região e também com o frio. O resultado veio em pouco tempo.

– Engordei seis quilos em um mês e meio. Quase todos os dias a gente ia às confeitarias. Aqui tem muito rodízio de pizza, de churrasco, a maioria dos lugares não é à la carte. Aí você acaba comendo – admite.

Quando se deu conta do “estrago”, procurou uma dieta. Agora está conseguindo voltar ao peso normal. Quem não se controla tem outra opção para não abrir mão do chocolate-quente: abandonar o televisor e as cobertas e correr para a academia.

– O que dá uma margem para comer um pouco mais é o exercício – afirma Cláudia.

Durante o inverno, até a água pode engordar. Ou melhor, a falta dela. Na estação, as pessoas consomem menos líquidos, que são necessários para o controle da temperatura corporal. Com isso, acabam retendo a reserva de água de que dispõe, sentindo um certo inchaço. Sem contar que no frio se urina mais vezes por conta da falta de transpiração.

– Quem não gosta de beber água nesta época pode substituir por chás e outras bebidas quentes – ensina a especialista.

Dicas

– O chocolate-quente pode ser menos calórico se feito com leite desnatado e achocolatado diet.

– Troque as sopas cremosas, como a de queijo, e de massas, como a de agnoline, por uma sopa de legumes.

– Na hora do pinhão, tente comer o mínimo possível. A semente é perigosa para a dieta por ser uma mistura de carboidrato com gordura.

– O vinho, por se tratar de uma bebida alcoólica e calórica, precisa ser consumido com moderação. Meio cálice por dia é o recomendado.

– A dica para comer pizza sem culpa é a forma como se faz o pedido. Em vez de rodízio, prefira o à la carte.

– A feijoada pode ficar mais leve se as carnes gordurosas não forem ingeridas. Prefira o caldinho e os acompanhamentos, como a couve e a laranja.

– No inverno, o aconchego das confeitarias incentiva o consumo de doces. Mas opte por um salgado assado no forno se quiser reduzir as calorias.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna