Como se alimentar durante o Carnaval para garantir energia e evitar a desidratação

Dicas de cardápio e tipos de comida para não ficar cansado no meio do feriadão

Beba muita água para repor as energias
Beba muita água para repor as energias Foto: Ricardo Chaves

Quem gosta de pular o Carnaval deve se preparar para enfrentar a maratona da folia: os quatro dias seguidos de festa significam intensa atividade física e suor em excesso. Para curtir o feriadão sem ficar exausto ou desidratado é preciso cuidar da alimentação.

? Como os atletas que participam de maratonas, os foliões também precisam de uma alimentação especial durante a festa, principalmente aqueles que vão participar dos desfiles das escolas de samba ou os que vão atrás dos trios elétricos ? diz a nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida.

Além da transpiração, que nos faz perder água, a ingestão de bebidas alcoólicas acaba funcionando como desidratante pelo efeito diurético.

Veja as dicas do Vigilantes do Peso para uma alimentação equilibrada, sem excessos, que garanta energia para aproveitar a folia:

Antes do carnaval: o ideal é começar a se preparar uma semana antes, evitando no cardápio alimentos muito gordurosos, como frituras, pratos típicos como caldo de mocotó ou feijoada. Priorize pratos leves, como saladas e grelhados de carnes magras e frutas.

Durante o carnaval: Os carboidratos têm função importante no cardápio dos foliões por reporem a energia. Os sanduíches, portanto, são bem-vindos, se forem de pães integrais, frios e queijos light. Evite molhos gordurosos, como a maionese. Complete o sanduíche com folhas e legumes como o pepino e o tomate ou se preferir frutas, como maçã, pêra, abacaxi e mamão.

Para evitar a desidratação, beba bastante água pura, água com sabor e água de coco. Evite refrigerantes mesmo sendo zero ou light, pois eles não matam a sede.

E pular… só o carnaval! Nada de pular as refeições! Alimente-se de três em três horas, nem que seja pequenos lanches saudáveis.

Para quem vai desfilar em escola de samba (ou em várias escolas de samba): A hidratação nos intervalos dos desfiles deve ser feita com isotônicos, água de coco, sucos de frutas. Levar barras de cereal ou frutas é uma boa dica porque ajudam a manter o pique. No dia seguinte ao desfile, a reposição hídrica é importante. O café da manhã deve ser à base de frutas frescas, iogurte e torradas com mel e ricota. Aproveite o dia para dormir e recuperar as energias.

Comendo na rua:

Tapioca recheada: prefira com queijo branco e canela ou com ervas frescas.

Sanduíches: sempre com pão integral, queijo e frios.

Cachorro quente: somente se for de salsicha de ave, acompanhado de milho, ervilha, tomate sem molho de maionese.

Pipoca: na hora da fome é uma boa pedida, mas sem nada adicional.

Sorvetes: picolé de frutas.

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