Donna - ir para home

Como ter o visual de Brigitte Bardot

Aprenda a fazer o penteado que tem a cara da musa dos anos 60

13435600
Foto: Elizabeth Lippman

Estampas geométricas, vestidos sem mangas, cílios postiços: se você entrar em qualquer boutique ou loja de cosméticos, vai pensar que voltou para 1965. Também, com celebridades como Adele exibindo um visual vintage, não é surpresa ver a mulherada enchendo o cabelo de laquê. Para conseguir volume e sex appeal sem ficar parecendo uma figurante de “Hairspray”, basta se espelhar na verdadeira sereia dos anos 60: Brigitte Bardot.

Num dia de abril tão quente que mais parecia St. Tropez, Fabrice Gili, diretor criativo do salão Frederic Fekkai de Nova York, estava armado com uma lata de spray de volume que mais parecia um rolo de macarrão. Para evocar Bardot num estilo moderno, ele diz (através da nuvem do aerossol) que o penteado tem que estar bagunçado, arrumado e desarrumado ao mesmo tempo. Bom para quem mal consegue trançar o cabelo. Melhor ainda: é mais fácil reproduzir o novo visual Bardot se seu cabelo estiver sujo (tipo um dia ou dois sem lavar, não tipo roqueiro punk).

- Fica meio ridículo se estiver perfeitinho – diz ele, desaconselhando as mulheres a aparecer num encontro com o cabelo impecável. – Vai parecer que você está ansiosa demais.

Ferramentas: Babyliss, três elásticos, grampos, spray de volume, laquê, clipes, pente, escova, fita preta, paciência.

Preparação: Garotas com cabelo grosso, ondulado ou enrolado, parem de se lamentar e levantem as mãos para o céu! Podem pular essa parte e começar a montar a base. Porém, se seu cabelo é liso ou fino, comece aplicando o spray de volume da raiz até a metade dos fios (nunca nas pontas). Use o babyliss para ajeitar as mechas bem no alto da cabeça.
Reforçar a textura é essencial porque ajuda o cabelo a manter a forma. Depois de pronto, é só ir para o próximo passo.

Monte a base: Levante o cabelo escovando os fios de baixo para cima. Pegue a camada de baixo e faça um rabo de cavalo na nuca, enrole em dois ou três dedos e prenda-o por baixo com dois grampos grandes, um de cada lado. Essa é a base do seu penteado.

Acabamento: Pegue o topete (a parte superior do cabelo) e segure firme, em pé; passe o pente não na raiz, mas a dois dedos acima dela e desça-o com força, em direção oposta a do fio. Quando terminar, pegue a parte de trás e repita o processo. Lembre-se que o que você quer é mais volume. Para isso, continue passando o pente na direção oposta de forma que quando chegar ao meio da cabeça você esteja colocando o pente a três dedos da raiz. Na parte de trás, a última, a distância deve ser de quatro dedos.

Use os dedos: Para manter o visual natural e contemporâneo, penteie o cabelo para trás com os dedos, não com a escova, como se fazia nos anos 60.

Rabo de cavalo em camadas: Pegue delicadamente a mecha que acabou de pentear e faça um segundo rabo de cavalo exatamente em cima do primeiro, na nuca. Prenda-o ao cabelo da parte de trás da cabeça. A seguir, faça um terceiro na extremidade do segundo. Mais uma vez prenda de ambos os lados. (Se preferir dar destaque ao rabo, não prenda as extremidades.) Passe o pente com cuidado na parte da frente e dos lados do penteado.

Laquê: Para evitar que a parte da frente fique mais baixa que a de trás, feito uma pastinha, coloque clipes de metal a alguns centímetros da testa. Capriche no laquê. (Um aviso: não vá achando, como esta repórter aqui, que um simples banho tira o look Bardot da sua cabeça. Primeiro, é preciso pentear bem para tirar os nós e o laquê.) Depois que o spray estiver seco, retire os clipes. Finalize com uma faixa ou fita preta.

E, como disse Gili: “Voilà!“.

13444796

Peso de guerreiro: a moda do kettlebell

Matéria anterior
Contraste entre a doçura do chocolate branco e a acidez das frutas vermelhas é um dos atrativos

Receita: adoce o seu dia com a torta de chocolate branco

Próxima Matéria