Como usar as sandálias da temporada

A moda é das gladiadoras, sandalboots, peep toes e modelos com saltos trabalhados

As sandálias no estilo floral, que remetem à natureza, caem bem com quase tudo. Podem tanto ser casuais quanto chiques, dependendo do look. Afinal, elas dão aspecto de leveza ao visual e lembram a sustentabilidade, que é um tema bem moderno
As sandálias no estilo floral, que remetem à natureza, caem bem com quase tudo. Podem tanto ser casuais quanto chiques, dependendo do look. Afinal, elas dão aspecto de leveza ao visual e lembram a sustentabilidade, que é um tema bem moderno Foto: Reprodução, Diário Catarinense

As sandálias gladiadoras parecem ter caído mesmo nas graças das mulheres brasileiras. A tendência apareceu nos pés de modelos que desfilaram as coleções do verão 2009 para diferentes grifes nas principais semanas de moda do mundo.

O modelo legítimo é totalmente sem salto, com couro em tom natural e tiras nas pernas, além de ter tachas aplicadas. Mas os estilistas apostaram em variações para agradar a todos os gostos. Elas surgiram com tiras finas ou largas, rasteiras ou com salto, com o cano alto ou curto e ganharam estas diversas versões para se adequarem a todas as situações e estilos. Aliás, elas esbanjam estilo!

Repletas de tiras, elas foram batizadas de gladiadoras porque o modelo lembra os calçados dos guerreiros romanos. É fresca para os dias quentes, mas alguns modelos cobrem os pés, dando peso à produção.

Para uma combinação perfeita, a recomendação é usar esses modelitos com shorts, saias e vestidos curtinhos – ou qualquer peça que mostre seu detalhe: as tiras. E para uma produção mais ousada, por exemplo, as meias coloridas podem ser uma boa pedida.

Apesar de a gladiadora se apresentar como a vedete desta estação, vale prestar atenção para não errar o look. Como toda tendência de moda, ela não cai bem em todas as mulheres. E se você não se sente à vontade para mostrar as pernas, nem pense em usar as gladiadoras. Existe uma infinidade de modelos que estão na moda e podem combinar melhor com o seu estilo.

As sandalboots, ou sandálias abotinadas, modelos que têm influência do inverno, também estão em alta. Com saltos pesados, elas podem ser cobertas em cima do pé e abertas nos dedos e ter as mais diversas amarrações e enfeites. Os saltos são um capítulo à parte nas coleções de sandálias deste verão porque ganham cores, formatos e materiais diferenciados e podem virar protagonistas de um look.

Os estilistas apostam também nos peep toes, aqueles modelos que deixam à mostra a pontinha dos dedos. Outras sandálias ganham sofisticação com detalhes como flores, pedrarias e fivelas. E quem não dispensa o conforto das sandálias rasteiras, não precisa ficar preocupado porque elas continuam na moda – são as sobreviventes do verão passado.

A personal stylist Katia Fortuna selecionou algumas peças que vale a pena usar e deu dicas de como elas devem ser usadas.

Ficha técnica

Fotos: Pena Filho
Textos: Vanessa Bencz e Genara Rigotti
Modelos: Bruna Silva e Carla Belli, da DF Model, de Joinville
Produção e estilo: Katia Fortuna
Lojas que participaram do editorial: Carmen Stephens, Princesa, Raphaella Booz e Resedá

Leia mais
Comente

Hot no Donna