Como usar botas de modelos na altura do tornozelo, no meio da perna ou acima do joelho

Comece a montar o look completo a partir da escolha da bota ideal

Botas de cano longo podem ser usadas com jeans skinny ou legging
Botas de cano longo podem ser usadas com jeans skinny ou legging Foto: Divulgação, Anzetutto

Uma das razões que fazem do inverno a estação mais elegante do ano está nos pés. De cano alto, médio ou curto, com ou sem salto, de bico redondo ou fino, as botas têm o poder de dar uma levantada em qualquer look. E o mais legal é que a cada temporada de frio elas ficam mais democráticas: além dos modelos que fizeram sucesso na estação passada, surgem novos. Ainda bem, já que os preços desse tipo de calçado costumam ser um pouco mais salgados e, em um país tropical como o nosso, elas acabam ficando a maior parte do ano guardadas no fundo do armário.

A boa notícia é que, dependendo da roupa e do modelo escolhidos, dá para usar botas até no verão ? naqueles dias não muito quentes e combinadas com shorts e vestidinhos leves. As ankle boots, por exemplo, que surgiram já há algum tempo e caíram de vez no gosto das mulheres, podem compor o look em qualquer época do ano. Algumas, mais leves, trazem até abertura ? meio bota, meio sandália. Nas lojas, aliás, há modelos para todos os tipos e estilos. Escolha o seu e aproveite os dias e as noites com temperatura mais baixa.

Como usar

:: Cano alto
As botas de cano muito alto, algumas até acima do joelho (over-knees), caem bem em mulheres altas e magras. Podem ser usadas com calças bastante justas, por fora,
com leggings ou vestidos e saias.
Se optar pelas minissaias, evite as muito apertadas, pois pode ficar vulgar. Caem muito bem também com saias um pouco mais longas, mas que tenham fendas que valorizem a bota.

:: Cano médio
Vai bem com quase tudo: calças justas, usadas por fora, leggings, vestidos leves e românticos, bermudas, shorts Se o salto for alto e fino, dá um ar mais elegante ao visual; se não tiver salto ou ele for mais grosso, deixa o look despojado.

:: Ankle boot
Os modelos de cano bem curtinho, na altura do tornozelo, caem bem em mulheres de todos os biótipos. As baixinhas e gordinhas, porém, devem, combiná-las com meia-calça ou legging opaca, de preferência em um tom próximo ao do sapato. Isso deixa a silhueta mais alongada. Além de calças justas e leggings, elas podem ser usadas com vestidos e saias, de preferência com meia-calça, e shorts e bermudas. Se quiser compor um look mais formal, opte por calças com corte de alfaiataria ou pantalonas.

:: Botas de pithon
As botas em pithon (couro de cobra, foto ao alto) são artigo de luxo e conferem glamour e sensualidade à mulher, mas cuide para não errar no visual. A consultora de estilo da Anzetutto, Bruna Paese, dá algumas dicas de como compor o look. 
– Dê preferência às roupas mais básicas, sem muitos detalhes ou estampas, pois as botas em pithon já se destacam pelo acabamento e textura
– As botas de cano médio podem ser usadas com jeans mais retos, que caem por cima do sapato. Mas também combinam por cima de leggins e calças skinny.
– As botas de cano longo já exigem um pouco mais de cuidado. Com vestidos longos ou curtos, compõem um visual mais ousado. Leggings e jeans justos também são boas pedidas, que combinam perfeitamente com este modelo de sapato.
– É importante prestar atenção também às proporções. Para a mais baixinhas, é recomendado o cano médio. Já as mais altas, podem usar qualquer uma das opções. Afinal, equilíbrio é sempre a melhor dica.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna