Compras coletivas pela internet agregam vantagens: confira dicas para participar

Consumidor deve ficar atento ao que os sites oferecem

Quem está com sobrepeso também pode desenvolver problemas de saúde e não apenas os obesos mórbidos
Quem está com sobrepeso também pode desenvolver problemas de saúde e não apenas os obesos mórbidos Foto: Divulgação

Compartilhar

Sessões de massagens, jantares e convites para peças de teatro podem ser presentes inusitados e mais baratos nesta época por causa dos sites de compras coletivas. De acordo com o instituto de pesquisa Ibope, esse tipo de comércio registrou crescimento de 32%, com 7,4 milhões de visitantes únicos no mês de outubro, em comparação a setembro. De junho a outubro, o crescimento no número de visitas nos sites de compras coletivas foi de 335%.

Ainda segundo o estudo, a maior parte dos acessos, 20%, tem origem na rede social Facebook, por conta dos anúncios em comunidades da página. A expectativa para o fim de ano é que as vendas nos sites de compras coletivas ultrapassem os US$ 15 bilhões no mundo.

Com a explosão de sites desse tipo, o consumidor deve ficar atento para que os grandes descontos não sejam uma roubada (leia o quadro ‘Compra coletiva’). De acordo com o Instituto Akatu, que prega o consumo consciente, antes de comprar é importante verificar quais as formas de pagamento. Fazer a transação por meio do cartão de crédito é mais seguro, pois a qualquer momento é possível solicitar o cancelamento da mesma. Evitar depósitos em conta e boletos bancários também dão segurança para o consumidor.

Dicas

– Telefone para o estabelecimento, confirme se o anúncio é verdadeiro e o tempo para a utilização do cupom
– Antes de fechar a compra, verifique como funciona a desistência
– Conheça a política de privacidade do organizador da compra coletiva
– Fique atento à página de pagamento, checando se opera em ambiente de navegação segura
– Algumas empresas têm vendido cupons acima de sua capacidade de atendimento. Veja, antes de comprar, se há listas de espera para o serviço desejado.
Fonte: Akatu

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna