Confira os dez cuidados imprescindíveis com a pele para evitar as rugas

Dermatologista diz que atitudes corretas no dia a dia podem colaborar no combate ao aparecimento precoce das indesejáveis rugas

Ter cuidados constantes é importante para uma pele bonita e saudável
Ter cuidados constantes é importante para uma pele bonita e saudável Foto: Stock Photos, Divulgação

As rugas aparecem normalmente pelo envelhecimento verdadeiro, aquele que vem com a idade, porém, elas podem aparecer antes da hora devido à falta de cuidados. Ter atenção constante é, portanto, importante para ter uma pele bonita e saudável e também para evitar que as indesejáveis rugas apareceram precocemente.

As atitudes corretas no dia a dia ajudam a combatê-las. Veja as dez dicas que o dermatologista Fernando Passos de Freitas destacou e pratique-as:

1) Usar filtro solar é sem dúvida uma opção essencial, pois os raios solares causam o envelhecimento precoce da cútis. Ao optar por cremes escolha os que possuem fatores 15, no mínimo.

2) Limpe profundamente: É essencial assegurar a completa remoção das “sujeiras” depositadas sobre a pele, bem como as células mortas, diariamente eliminadas pelo organismo. Você não precisa usar produtos agressivos, basta escolher a formulação mais adequada para sua pele: sabonetes espumógenos para peles oleosas e acneicas, géis e emulsões leves para peles normais, cremes e loções para peles secas e sensíveis.

3) Esfoliação: Use um esfoliante suave, com grânulos esféricos, e invista numa boa escova de cerdas para massagear seu rosto. Este movimento mecânico aumenta o fluxo sanguíneo e promove a renovação celular epitelial.

4) Nunca durma com maquiagem: Os produtos tapam os poros e não permitem que a derme respire, fazendo com que a pele perca sua viscosidade e se torne mais oleosa. Assim, o envelhecimento será mais acelerado.

5) Use cremes a base de ácido glicólico e ácido retinoico, pois suavizam as linhas já existentes e previnem as futuras.

6) Adapte-se ao clima: O hidratante do verão não serve para o inverno! Em dias mais secos passe uma camada de sérum antes do hidratante para garantir emoliência à pele. Nos dias quentes providencie toalhas umedecidas para limpar a pele na hora do almoço.

7) Alimente-se de forma saudável: Sua pele reflete a qualidade da sua alimentação. Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes auxilia na manutenção de uma pele mais jovem, os antioxidantes que combatem os radicais livres podem ser encontrados nos alimentos ricos em vitaminas A e C.

8) Use óculos de sol, principalmente se sofrer de fotossensibilidade. Evitando assim, forçar os olhos.

9) Cuidado com dicas caseiras: Algumas pessoas estão tão desesperadas com as rugas que acabam fazendo de tudo, mas sem ter o mínimo cuidado possível com esses produtos caseiros. Alimentos como o limão e o figo têm ácidos que, se forem expostos ao sol, causam marcas na pele.

10) Pare de fumar: Fumar colabora para o envelhecimento precoce da pele, principalmente nas regiões dos olhos e boca.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna