Confira sete dicas de como comer bem fora de casa e emagrecer

Nem as sobremesas precisam ficar de fora do sua rotina alimentar

Pratos que contenham quinua são amplamente recomendáveis a quem opta pela dieta
Pratos que contenham quinua são amplamente recomendáveis a quem opta pela dieta Foto: Tatiana Cavagnolli

Para quem come fora de casa todos os dias, manter um dieta saudável é um desafio constante. Segundo a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, isso acontece porque nos restaurantes self services a oferta de alimentos é muito grande e fica fácil se entregar às tentações e aos exageros.

Liliane criou uma lista com sete dicas para você emagrecer de maneira saudável comendo fora da sua casa.

01 ? O que comer primeiro

Coma sempre a salada primeiro. Consequentemente, você comerá menos no prato principal. Novos estudos têm mostrado ainda que incluir ovo na salada faz diminui o apetite. Isso devido a albumina presente na clara, e a gordura da gema que prolongam a saciedade.

02 ? Coadjuvantes

Para que o efeito de saciedade seja potencializado, experimente acrescentar quinua cozida ao seu prato. Atualmente, muitos restaurantes estão adotando esta linha naturalista. Na falta da quinua, procure grãos como grão de bico, lentilha, ervilha ou milho.

O mecanismo que envolve a saciedade são dois, um devido a maior exigência na mastigação e o outro devido as fibras presentes na casca que envolve os grãos.

03 ? Mais cálcio

Estudos recentes têm apontado o cálcio como um acelerador da perda de peso. Por isso, prefira consumir molhos na salada que tenham o iogurte como base. Assim, ele passa a ser o terceiro truque que utilizamos na salada para comer menos no prato principal.

04 ? Na hora de se servir

É preciso redesenhar mentalmente o prato. Nos self services, os pratos são maiores para que a pessoa possa enchê-lo inteiramente sem perceber.

Então, mentalmente, divida-o em quatro. tente usar a seguinte proporção:

:: ¼ para a salada crua;
:: ¼ para a refogada;
:: ¼ para a proteína principal;
:: ¼ para o carboidrato (arroz, batata, massa).

05 ? Não coma de menos

Alimentação balanceada não tem apenas salada em sua composição. Há quem pule a parte dos pratos quentes e come só salada achando que está fazendo a coisa certa. É preciso privilegiar todos os grupos alimentares.

Além disso, muitas saladas, principalmente as que vão maionese e creme de leite, podem apresentar um teor calórico maior do que um prato de arroz, feijão e carne. Na dúvida escolha salada puras e acrescente limão, sal ou mesmo um molho de iogurte.

06 ? Azeite de oliva

O Azeite de Oliva ganhou fama de saciador da fome e combatente da gordura abdominal. No entanto, a diferença entre o remédio e o veneno é só a dose.

Portanto não ultrapasse a medida de uma colher de sopa nas suas refeições. E fique de olho nos rótulos, pois muitos temperos e azeites são misturados ao óleo de soja. Portanto, opte sempre pelo azeite extra virgem.

07 ? Não é necessário fugir da sobremesa

Os buffets de sobremesas não precisam ser excluídos da sua refeição. Mas a parcimônia é a regra. Para não comprometer a balança, o ideal é comer uma boa salada de fruta ou gelatina e pegar um pedaço pequeno de algum doce para finalizar.

Leia mais
Comente

Hot no Donna