Conheça a dona de casa que se tornou escritora depois dos 50 anos

Carmen Gomes, 57 anos, tem três livros lançados

Com a obra nas mãos e a sensação de ter conseguido
Com a obra nas mãos e a sensação de ter conseguido Foto: Marcelo Oliveira

Depois de uma vida dedicada ao lar, dona de casa tornou-se escritora aos 51 anos. Hoje, ela faz parte da Academia Literária do Vale do Sinos (Alvales).

Quem vê Carmen Gomes, 57 anos, de Novo Hamburgo, pintando cascas de ovos para a Páscoa ou fazendo massa caseira para vender a imagina como uma mãe de cinco filhos, avó de quatro netos e dona de casa dedicada. Jamais pensaria que ela é uma escritora com carreira iniciada após meio século de vida e três livros lançados.

Carmen é assim. Um ser humano em constante mudança desde a adolescência, quando deixou a minúscula Taió, em Santa Catarina, em busca de uma vida melhor em Porto Alegre. Depois de cursar Magistério e Técnico em Contabilidade, sonhava tornar-se advogada. Como não conseguiu, trabalhou como contabilista até casar, aos 25 anos.

– Me tornei esposa em tempo integral. Três anos depois, sem conseguir ficar parada, comecei a fazer massa e a pintar ovos para vender – conta.

Escrita foi a solução

Porém, de tão atarefada e sem perceber a passagem do tempo, Carmen caiu em depressão ao chegar na meia idade. Foi durante este período que descobriu a paixão pelas letras:

– O psicólogo me orientou a fazer o que mais gostava. Então, comecei a escrever.

Com o auxílio de uma máquina de escrever emprestada, dedicou os finais de semana durante quatro meses a colocar a própria vida no papel. Empolgada com a melhora da saúde e a finalização da história, guardada até hoje, Carmen partiu para a primeira obra a ser publicada.

Obra foi comercializada

Durante três meses de madrugadas insones, escreveu O Boêmio, que conta a trajetória de um homem que trocou a família pela vida marginal. Em 2007, a venda de massas e ovos ajudou Carmen a mandar fazer 500 exemplares, quase todos vendidos:

– Nunca imaginei ter um livro meu nas minhas mãos. Tive aquela sensação de “consegui”.

Saiba mais

– Carmen tem outros dois livros que pretende publicar. Porém, precisa de patrocinadores.

– Quem tiver interesse em patrocinar uma das obras de Carmen pode contatá-la pelo e-mail carmengomesnh@yahoo.com.br.

Leia mais
Comente

Hot no Donna