Conheça a estilista gaúcha que vai vestir a presidente

Luisa Stadtlander fez pacto de confidencialidade com Dilma Rousseff e não deixa escapar nada sobre o figurino

Luisa Stadtlander tem uma parceria de mais de 20 anos com Dilma Rousseff
Luisa Stadtlander tem uma parceria de mais de 20 anos com Dilma Rousseff Foto: Jefferson Botega

Se fosse qualquer outro Réveillon que não o 1º de janeiro de 2011, Luisa Stadtlander estaria agora vivendo dias de dolce far niente em Punta del Este na companhia da filha, Luciana, e dos netos. Mas a estilista preferida da presidente eleita Dilma Rousseff está impedida de distanciar-se do seu ateliê, localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, nesses dias que antecedem a posse. Luisa finalizou esta semana os últimos ajustes no traje que Dilma vestirá no próximo sábado. A roupa é segredo de Estado, guardado a sete chaves.

>> Veja fotos de Dilma vestindo peças da estilista Luisa Stadtlander em diferentes eventos

? Nós fizemos um pacto de confidencialidade ? explica Luisa. ? Já sofri até represália de jornalista, acredita?

Qual é a cor, como é o modelo, se será tailleur (saia e terninho), calça comprida e casaqueto, ou vestido com blazer ? nada, nada Luiza deixa escapar. Consequentemente, pipocam teorias e especulações sobre o tema. Teria Dilma optado pelo vermelho do partido? Assessores próximos à presidente eleita afirmam que não. O vermelho, nesse caso, seria uma cor inapropriada para a ocasião. Poderia sugerir uma segregação e, como presidente do Brasil, Dilma representa o país. Além disso, alegam consultoras de moda, a faixa verde-amarela atravessada no corpo a deixaria parecida com uma árvore de Natal. As apostas recaem sobre tons claros, como off-white, branco, bege ou pérola. Um vestido pérola e um tailleur off-white lideram as opiniões dos especialistas.

? Acredito que seja um traje duas peças, já que é o modelo que mais favorece o manequim da presidente ? arrisca o costureiro Rui Spohr, referência gaúcha em alta-costura. ? Eu escolheria o linho, um tecido fresco para o verão e agradável de vestir. Os sintéticos são insuportáveis nessa época do ano.

Solaine Piccoli, outro nome requisitado por gaúchas exigentes e ela própria cliente de Luisa há duas décadas, também tem seu palpite:

? Eu optaria por blazer com vestido em tom pérola ou champanhe claro ? sugere.

Dilma recebeu as últimas instruções de como usar o traje em Porto Alegre, já que Luisa não acompanhará a presidente eleita a Brasília. Não deixará, no entanto, de inteferir em cada detalhe do figurino.

? Eu gosto de participar do processo completo. Na escolha dos brincos, do sapato, do penteado. É importante ver se a roupa está interagindo com toda a produção, e eu sempre acabo me metendo em outros detalhes ? conta Luisa.

A partir do próximo sábado e pelos próximos quatro anos, ela terá uma exposição inédita do seu trabalho: a mulher mais poderosa do Brasil será, ainda que involuntariamente, a garota-propaganda do estilo de Luisa Stadtlander para o mundo. Um status que não a deslumbra:

? Se eu tenho algo de bom é o meu temperamento discreto.

>> Leia a matéria completa na Zero Hora desta quarta-feira

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna