Conheça as técnicas que prometem dentes saudáveis e sorriso perfeito

Estética bucal melhora a aparência física do rosto de jovens e adultos

Uso do método de clareamento não deve ser feito quando há problemas nos dentes
Uso do método de clareamento não deve ser feito quando há problemas nos dentes Foto: Stock Photos, Divulgação

A beleza hoje em dia, não é mais privilégio de poucos. Uma boca bonita, dentes perfeitos e um sorriso contagiante atualmente está ao alcance de muita gente. Muitas pessoas com dentes escurecidos e problemas na arcada dentária perdem a auto-estima e até podem ficar com vergonha de sorrir e ter problemas de relacionamento pessoal por causa disso.

A correção dos dentes pode ser feita a qualquer época, mas o ideal seria desde pequeno ter o hábito de ir ao dentista e cuidar dos dentes. Com a evolução das técnicas, a estética dental está cada vez mais popular e acessível a um público maior.

– A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a auto-estima dos pacientes e contribuir para o seu sucesso – afirma Ismael Marques Novo, cirurgião-dentista especialista em periodontia.

Técnicas modernas permitem que qualquer um tenha dentes perfeitos hoje em dia, corrigindo problemas como dentes tortos, quebrados, desiguais ou separados.

O clareamento dos dentes também é importante: bebidas, café e cigarro contribuem para o escurecimento dos dentes, porém eles podem ser clareados através do uso de molduras ou laser.

Conheça algumas técnicas:

Clareamento dentário

:: Além das manchas desaparecerem, o processo elimina bactérias e promove a desinflamação da gengiva, já que o gel clareador contém substâncias que também desinfetam, limpam e descontaminam os dentes.
As principais técnicas de clareamento existentes são o doméstico assistido, o com luz – que pode ser o laser – e a mista. O clareamento doméstico é realizado pelo paciente em casa e supervisionado pelo dentista. No laboratório é feita uma moldeira personalizada de silicone que serve para colocar o gel, e todos os dias o paciente passa um tempo que varia de 30 minutos a 8 horas, determinado pelo dentista, com o gel em contato com os dentes.

Já o procedimento a laser é feito no consultório e o gel utilizado tem a concentração mais elevada de peróxido de hidrogênio, assim o resultado é mais rápido. Geralmente, esse procedimento é usado para quem tem pressa com o resultado. Na técnica mista, primeiro é aplicado o gel de concentração alta no consultório e depois sob a supervisão do dentista complementa-se com o uso da moldeira em casa com o gel de baixa concentração, até obter o branco desejado.

– Essa técnica de moldeira no consultório é para evitar o uso por tempo indevido de gel de alta concentração, que pode acarretar queimaduras nas gengivas e sensibilidade. O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente -declara o dentista.

Aparelhos ortodônticos

No caso de pessoas com dentes tortos ou proeminentes os aparelhos ortodônticos já não são mais sinônimo de constrangimento. Cada vez mais discretos, eles estão ainda menores. Entre os aparelhos da nova geração, os de porcelana e os transparentes são os mais procurados, principalmente por aqueles que já passaram da adolescência.

Facetas de resina

Os dentes desalinhados, curtos, lascados ou manchados também podem ser rapidamente arrumados com perfeição, sem dor e com excelentes resultados. Segundo o Marques Novo, a resina é um material branco que pode ser colorido, de acordo com os dentes naturais do paciente. Esse material é aplicado no dente e esculpido para cobrir ou substituir a área com problema. O material é então endurecido com um aparelho fotopolimerizador.

É recomendada para pacientes com forte manchamento dentário, em que o clareamento não alcançou um bom resultado, fechamento de diastemas e na correção de mal posicionamento dentário.

As facetas em resina não desgastam o dente natural, possuem uma alta qualidade estética e podem ser realizadas na mesma sessão.

– As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis, quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas, que podem ter a cor dos dentes originais. Materiais restauradores de porcelana, implantes ósseo-integrados, podem devolver ao paciente um ou mais dentes perdidos – explica Marques.

Fechamento de diastemas

Diastemas são espaços existentes entre dois dentes vizinhos, que muitas vezes acabam sendo maiorres que o normal, e nesse caso é realizado o seu fechamento. O fechamento de diastemas pode ser feito através de facetas em resina ou porcelana, tratamento ortodôntico ou implante dentário.

Está comprovado que bom humor e otimismo faz bem à saúde. O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita, principalmente quando os dentes são bonitos e saudáveis.

Fonte: Facto

Leia mais
Comente

Hot no Donna