Conheça o amaranto: vegetal que auxilia na redução do índice de colesterol

Aprenda duas receitas que têm o alimento como ingrediente

A semente do amaranto é extraída de uma planta originária do Peru
A semente do amaranto é extraída de uma planta originária do Peru Foto: Léo Miranda, Divulgação

Pesquisas recentes mostraram que o amaranto, um dos vegetais mais importantes da América pré-colombiana, além de altamente nutritivo, é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático por meio de sua fração protéica que, ao ser digerido, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo.

A semente do amaranto mede aproximadamente um milímitro de diâmetro e é extraída de uma planta originária do Peru. É conhecido como um pseudocereal, que quando aquecida, estoura como pipoca.

O grão de amaranto possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico, ou seja, aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz. De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite e é fonte de cálcio biodisponível, que possui melhor absorção no organismo. Além disso, é fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes e não contém glúten, sendo uma excelente opção para pessoas com intolerância ao glúten.

A fração protéica do amaranto é a responsável pela redução do colesterol, pois as proteínas, ao serem ‘quebradas’ na digestão, transformam-se em pequenas cadeias de aminoácidos capazes de inibir a enzima responsável pelo acúmulo do colesterol.

Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia e pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também como pipoca. Além disso, está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas.

O amaranto quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Receitas com amaranto

Sopa de amaranto

_ 1 copo de amaranto 

_ 1 cebola

_ 1 cenoura 

_ 1 chuchu, 

_ 1 mandioquinha 

_ 1 colher de sal 

_ 1 colher de orégano 

_ Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Refogar a cebola até dourar, colocar os legumes em pedaços, adicionar água ou caldo de legumes o amaranto e deixar cozinhar ate os legumes ficarem macios.

Acrescentar o orégano, sal e pimenta a gosto.

Suco enriquecido com amaranto 

_ Suco de 1 laranja 

_ 1 ½ mamão papaia 

_ 1 colher (sopa) de farinha de amaranto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.

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