Conheça os benefícios da vinhoterapia para sua beleza

Polifenóis presentes no vinho permitem efeito rejuvenescedor, tonificante e emagrecedor

Propriedades do vinho ajudam a pele a se recompor
Propriedades do vinho ajudam a pele a se recompor Foto: Tadeu Vilani

Da mesa para o banho, das taças para os potes de hidratantes e xampus, o vinho ganhou espaço nos tratamentos estéticos. Isto por causa dos polifenois – componentes da uva com propriedades capazes de prevenir o envelhecimento das células e tonificar os músculos. As substâncias estão presentes principalmente na casca da uva e têm poder oxidante muito mais eficiente que as vitaminas C e E, estas já tão comuns nos cosméticos. E não para por aí. Tratamentos com o vinho também ajudam a emagrecer.

A vinhoterapia nasceu em Bordeaux, uma das mais conhecidas regiões vitivinícolas da França. A técnica consiste na aplicação em todo o corpo de vinho quente misturado a outras substâncias. Uma fonte térmica externa ajuda a manter o calor do corpo. Este processo induz a termogênese, uma reação natural do organismo para manter o equilíbrio térmico, o que provoca a queima de gordura, reduzindo medidas. Outras versões do tratamento envolvem banhos de ofurô em barris de carvalho, massagens com cremes e sementes de uva, hidromassagens com jatos de produtos a base de uvas. Sempre após uma potente esfoliação para pontencializar a penetração das substâncias milagrosas.

Quem já experimentou tratamentos a base de uva nota que o efeito de amaciamento da pele é imediato. O tratamento no rosto geralmente começa com uma esfoliação para remoção de células mortas, seguida da aplicação de cremes a base de vinho. Uma massagem em movimentos circulares ajuda a absolvição do creme. Para completar, o rosto recebe uma máscara de vinho que fica por volta de meia hora. O indicado é repetir o processo a cada 15 dias para prolongar os resultados.

As propriedades do vinho estão sendo aproveitadas também para os cabelos. Diversas marcas já produzem xampus, condicionadores, cremes para pentear e máscaras capilares. Os cabeleireiros aprovam pois os polifenóis nutrem de forma intensa, hidratando fio a fio da raiz às pontas. Os produtos à base de uva combatem o envelhecimento capilar e revitalizam a textura, o brilho e a cor dos cabelos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna