Conheça os cuidados especiais com os cabelos crespos

Ondas impedem que a oleosidade natural do fio chegue até as pontas

Madonna exibiu cachos em sua passagem recente pelo Brasil
Madonna exibiu cachos em sua passagem recente pelo Brasil Foto: André Lessa, AE

A moda dos cabelos alisados parece não ter fim, mas as mulheres que assumem seus cachos garantem que nunca trocariam seu look pelos fios super lisos. Os especialistas fazem coro, e afirmam que um cabelo cacheado saudável dá de mil nas madeixas lisas.

– Um cabelo cacheado bem cuidado é realmente muito lindo. Deixa a mulher sedutora e glamurosa, sem dúvida – afirma o cabeleireiro Chris Villas Boas, do Visage Coiffeur.

Sete em cada dez brasileiras têm cachos, que podem variar desde ondulações leves ao fios bem crespos característicos de determinadas etnias. Para acertar nos cuidados com os fios, a cabeleireira Adriana Lobão, do salão Beleza Natural, especializado em fios cacheados, garante que o principal é passar longe da tentação de alisar os fios com produtos químicos.

– O maior erro das mulheres com cachos é exagerar em tratamentos que em um primeiro momento melhoram a aparência dos fios para logo em seguida ressecá-los e estragá-los – garante.

Ela explica que para cada tipo de cacho, há um corte adequado para o fio, que vai deixá-lo com mais ou menos volume.

– Não é verdade que quem tem cabelos cacheados precisa manter os fios longos. Os cacheados podem usar qualquer tipo de corte. O importante é encontrar um cabeleireiro que esteja acostumado a cortar este tipo de fio, senão o resultado pode ser desastroso – avisa Adriana. Para ajudar as mulheres com fios cacheados, o Beleza Natural acaba de lançar um guia com fotos de cortes de cachos de todos os comprimentos.

O cabeleireiro Chris, que passou os últimos 25 anos morando em Nova York, garante que a moda do cabelo liso já chegou ao fim nos EUA e está com os dias contados também no Brasil. Segundo ele, a variedade de produtos disponíveis para tratar e para controlar o volume, somado a experiência dos profissionais de beleza, está facilitando a vida das mulheres que querem assumir o visual encaracolado.

– Para ter cachos lindos, o cuidado começa com a escolha do xampu e do condicionador. Também é importante aparar um pouquinho dos fios de mês em mês, assim como fazer uma hidratação mais intensa a cada quinze dias. Na hora de cortar, o cabeleireiro pode cortar por dentro ou em camadas para reduzir o volume, mas nunca deve mexer muito em volta do rosto ou na parte de cima da cabeça – ensina Chris.

O uso do secador deve ser limitado, já que, em excesso, resseca e abre as cutículas, deixando os fios arrepiados. A dica dos especialistas é secar os fios apenas com a toalha para tirar o excesso de umidade, aplicar uma pomada modeladora e deixar o cabelo secar sozinho.

A dermatologista Regina Schechtman lembra que os fios cacheados não são mais frágeis que outros tipos de cabelo, mas podem ficar muito danificado porque as ondas impedem que a oleosidade natural do fio chegue até as pontas.

– Para manter a hidratação natural, use produtos do tipo leave-in como óleos ou um sérum anti-frizz. Só não aplique na raiz, porque além do visual melado, o produto pode estimular o aparecimento de caspa ou até mesmo causar a queda do cabelo – explica a médica.

É importante também lavar os fios a cada dois dias, principalmente no verão, e manter o cabelo sempre livre de pontas duplas. Se a vontade de alisar for irresistível, a dermatologista ensina como fazer o tratamento de maneira correta.

– Primeiro, procure um salão de boa qualidade. Faça um teste de resistência dos fios e outro de compatibilidade de produtos. Existem muitas substâncias alisantes que não podem ser usadas juntas, que quando misturadas fazem o cabelo se romper. Por último, evite ficar experimentando todo tipo de escova ou procedimento alisante. Em um primeiro momento, eles podem deixar o fio mais bonito porque selam as escamas e aumentam o brilho. Mas, quando o produto sai, é comum o cabelo ficar muito mais ressecado do que antes do tratamento – completa Regina.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna