Conheça os exercícios físicos que ajudam a aliviar e prevenir as dores de cabeça

Estimular a circulação sanguínea é um dos segredos para evitar as dores

Fortalecimento muscular combate cefaleias com origem na má postura
Fortalecimento muscular combate cefaleias com origem na má postura Foto: Júlio Cordeiro

As dores de cabeça podem ter as mais variadas causas. A Sociedade Internacional de Cefaléia reconhece mais de 150 tipos de dor de cabeça. A atividade física pode ser um tratamento eficaz para alguns destes tipos, segundo a professora de educação física Rosangela Satoris.

? Problemas posturais, tensionais (estresse) e circulatórios são causadores de dores de cabeça constantes e após uma avaliação médica e odontológica entramos com o tratamento preventivo que é a atividade física.

Os exercícios leves, associadas às aeróbicas, que estimulam a circulação sanguínea, são primordiais para amenizar crises de dor. Além disso, os problemas cervicais, causados pela má postura, são grandes vilões das dores constantes, que podem facilmente ser combatidos com seções diárias de alongamento e fortalecimento muscular.

? Quando em movimento nosso corpo produz endorfina, este cai na circulação sanguínea e atua como uma morfina natural que colabora com o fim de muitas dores que nos incomodam no dia a dia ? explica Rosangela, que também é proprietária da Academia Vila Olímpica, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Ela conta que todas as atividades físicas são benéficas para auxiliar no combate às dores de cabeça, porém, no estágio inicial, é bom que comecemos com atividades anaeróbicas, como a musculação, abdominal e alongamento.

? Podemos colocar uma atividade aeróbia nestes casos, mas atividades leves, como a hidroginástica ou a caminhada ? completa.

Em geral, as atividades aeróbias ? como spinning, jump, step, corrida e natação ? aumentam a circulação sanguínea e a mantém elevada por algum tempo. Estas modalidades têm a intenção de trabalhar a força e a resistência do esportista e isso pode gerar algum desconforto, caso ele esteja passando por uma crise de dor de cabeça.

? Escolha uma atividade que se enquadre ao seu estilo de vida e comece a praticar! Mas sempre com orientação para ter bons resultados e não arrumar uma nova dor ?lembra a professora.

O que é bom para evitar as dores de cabeça?

:: Todos exercícios são benéficos para evitar problemas posturais que podem causar dores.

:: Exercícios leves como alongamento, caminhada e musculação são os mais recomendados para quem está começando.

:: A hidroginástica, apesar de ter uma característica aeróbica, é muito relaxante e o aluno não sente o peso do corpo. Sendo assim, ela se torna um exercício bastante agradável.

O que evitar durante as crises de dores de cabeça?

Por aumentarem a circulação sanguínea, não é recomendável praticar atividades aeróbicas:

? spinning;

? jump;

? step;

? corrida;

? natação.

Leia mais
Comente

Hot no Donna