Conheça os ingredientes mais eficazes dos cremes contra rugas

Adiar o aparecimento de manchas e rugas não precisa ser uma tarefa complicada

Foto: Stock Photos

Adiar o aparecimento de manchas e rugas não precisa ser uma tarefa complicada. Apesar da infinidade de cosméticos anti-idade no mercado, somente alguns contêm ingredientes que realmente funcionam. Confira a lista abaixo e veja quais são as melhores substâncias dos cremes antirrugas:

Ácido retinoico
O ingrediente é um dos queridinhos dos dermatologistas, e não à toa. A substância, derivada da vitamina A, é uma das mais eficazes no combate às linhas de expressão, marcas de sol e manchas escuras causadas pela acne. A substância causa uma leve descamação da camada exterior da pele e ainda estimula a produção de colágeno. Para perceber os efeitos, é preciso usar o produto por pelo menos seis meses. Durante o tratamento, invista no filtro solar, já que a pele fica muito mais sensível.

Ácido hialurônico
A substância é um dos melhores hidratantes disponíveis no mercado. Ela funciona como uma esponja, ‘puxando’ a água do ar para a sua pele. É ótima para acabar com aquele ressecamento persistente e também tem um leve ‘efeito cinderela’, ou seja, deixa a pele bem mais firme por algumas horas após sua aplicação.

Idebenona
Antioxidante poderoso, a idebenona ajuda a proteger a pele dos radicais livres. Além disso, tem ação rejuvenescedora e reverte alguns danos celulares causados pelo passar dos anos.

Ácido glicólico
A medida que envelhecemos, a renovação da pele diminui e fica mais fácil perceber pontos pretos, cravos e uma textura mais grossa. Por isso, muitos dermatologistas apostam no ácido glicólico para tratar a pele de mulheres mais velhas. Extraído da cana de açúcar, a substância penetra profundamente na derme e aumenta a velocidade da renovação celular. Com algumas semanas de uso, a pele fica mais fina, luminosa e uniforme. Em algumas pessoas, pode provocar a descamação excessiva.

Niacinamida
Diversos estudos mostram que a substância, uma das vitaminas do complexo B, diminui a inflamação, estimula a produção de novas células e ainda diminui o aparecimento de manchas solares. O ingrediente costuma ser encontrado em cremes para peles sensíveis, já que tem uma ação similar a dos ácidos retinoico e glicólico, sem os efeitos colaterais.

Vitaminas C e E
O ácido ascórbico (vitamina C) é um potente antioxidante. Além de proteger contra os radicais livres, ajuda na produção de colágeno e clareia manchas escuras. Como é muito volátil, o creme com vitamina C estraga rápido. Por isso, guarde o pote sempre em local seco e escuro. A vitamina E é ótima na redução de cicatrizes, queimaduras solares e inflamações cutâneas. Além disso, ajuda a potencializar o efeito de outras vitaminas.

Filtro solar
Cerca de 80% dos danos na pele são causados pelo excesso de sol. Para parecer mais jovem, é fundamental investir em um bom protetor. O ideal é que ele tenha fator de proteção solar (FPS) acima de 30. Produtos com óxido de zinco, dióxido de titânio e mexoryl aumentam a durabilidade do cosmético na pele.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna