Conheça quatro dicas simples para lidar com o estresse do dia a dia

Ter conversas positivas consigo mesmo, fazer atividades prazerosas, relaxar e agir de forma emergencial ajudam a superar situações estressantes

Reservar um momento para escutar música e fazer o que você gosta ajuda a combater o estresse
Reservar um momento para escutar música e fazer o que você gosta ajuda a combater o estresse Foto: Divulgação

Na maior parte das vezes não há como fugir dele: o estresse faz parte da rotina de muitas pessoas, seja no trabalho, no trânsito, em casa. No entanto, de acordo com a Associação Americana do Coração (American Heart Association), algumas atitudes simples ajudam a lidar melhor com as situações estressantes e evitam problemas de saúde. Confira as dicas:

Tenha conversas positivas consigo mesmo

Todos falamos com nós mesmos e isso pode ser bom ou ruim, de acordo com o teor da “conversa”. Ela pode ser positiva, quando pensamos “eu posso fazer isso” ou “as coisas vão dar certo”, ou negativas, quando focamos em frases como “eu nunca vou ficar bem” ou “eu sou um idiota”.

O diálogo negativo consigo mesmo aumenta o estresse, enquanto o positivo acalma e ajuda a controlá-lo. Com a prática, pode-se transformar pensamentos negativos em positivos. Veja um exemplo:

:: Pensamento negativo: “Eu odeio quando isso acontece”
:: Pensamento positivo: “Eu sei como lidar com isso. Já passei por isso antes”

Para se sentir melhor, pratique a conversa consigo mesmo todos os dias em momentos da rotina: quando está no carro ou ônibus, antes de ir dormir e sempre que pensar negativamente. Esta atitude pode ajudar a amenizar o estresse e lidar melhor com as situações que causam o incômodo.

Procure fazer atividades prazerosas

Quando o estresse fizer você se sentir mal, faça algo prazeroso, que lhe traga alegria. Fazer coisas que se gosta é uma maneira natural de combater o estresse. O prazer pode ser encontrado em coisas simples, como dar uma volta, conversar com um amigo ou ler um livro. Tente fazer pelo menos uma atividade que lhe faça bem todos os dias, nem que seja por 15 minutos.

O que fazer:

:: Inicie um projeto artístico (pintura, desenho, um livro);
:: Invista em um hobby antigo ou recente;
:: Leia livros ou revistas que lhe interessam;
:: Tome um café ou almoce com os amigos;
:: Exercite-se: pratique tênis, futebol ou outro esporte de sua preferência;
:: Escute música;
:: Caminhe em um parque ou local onde tenha contato com a natureza;
:: Faça uma lista de tudo que você ainda quer fazer na vida;
:: Assista um filme;
:: Volte a estudar.

Utilize “atitudes emergenciais”

Existem muitas situações que podem causar estresse na rotina, como o excesso de trabalho, as filas, o trânsito, os desentendimentos. Algumas “atitudes emergenciais” realizadas no momento do fato podem evitar um estresse maior.

O que fazer:

:: Conte até 10 antes de falar;
:: Respire profundamente três ou cinco vezes;
:: “Fuja” de uma situação estressante e resolva o problema mais tarde;
:: Dê uma volta;
:: Não hesite em pedir desculpa se cometer um erro;
:: Adiante seu relógio cinco minutos para evitar atrasos;
:: Divida um problema em vários menores e vá resolvendo aos poucos;
:: Abrace alguém ou dê um sorriso para seu vizinho.

Tenha um momento diário para relaxar

Relaxar é mais do que sentar no sofá e assistir televisão. Para aliviar o estresse, você deve relaxar a mente e o corpo. Técnicas de ioga, tai chi ou meditação podem lhe ajudar.

O relaxamento, porém, requer prática. A respiração profunda é uma forma de relaxamento que pode ser praticada em casa no início ou no final do dia. Com o exercício diário, em pouco tempo você pode aprender a utilizar a técnica para relaxar sempre que se sentir estressado.

O que fazer:

:: Sente-se numa posição confortável com os pés no chão e as mãos no colo e feche os olhos;
:: Imagine-se num lugar tranquilo e mantenha a cena na sua mente;
:: Inspire, expire lentamente e concentre-se na respiração durante 10 minutos;
:: Faça isso pelo menos uma vez por dia.

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