Conheça seu relógio biológico e descubra quais produtos são essenciais para a saúde da sua pele

Utilizar os produtos corretos é essencial para quem quer cuidar bem do corpo

Conhecer o ritmo do seu organismo é essencial na hora de cuidar da pele
Conhecer o ritmo do seu organismo é essencial na hora de cuidar da pele Foto: Jefferson Botega

O tempo em que os cosméticos eram voltados essencialmente à beleza faz parte do passado. Atualmente, a indústria farmacêutica está mais preocupada em desenvolver produtos que tenham uma função estética, mas que também cuidem da saúde dos seus consumidores. Esses estudos têm, de uma maneira geral, dividido os consumidores por faixa etária.

Segundo a farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, Joyce Rodrigues, que é diretora científica e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Biomarine e da Cosmobeauty, por este motivo, é tão importante que as pessoas conheçam o seu relógio biológico, pois, dessa forma, os consumidores podem adquirir os produtos ideias para o seu corpo.

? Cada idade tem seu encanto e sua beleza e pequenos gestos fazem toda a diferença nos cuidados com a pele. É preciso estar bem em qualquer idade ? afirma a farmacêutica.

A especialista listou as dicas para cuidar corretamente da pele nas diferentes faixas etárias:

:: Na faixa dos 20 anos

Nessa faixa etária, a quantidade natural de colágeno garante uma pele e cabelos mais bonitos. Nessa fase, pode haver surgimento de acne, ainda como resquício da adolescência.

Para esses casos, a limpeza de pele é essencial: lave o rosto com sabonete para acne com extrato de juá ou ácido glicólico, que auxiliam na diminuição da acne e na limpeza dos poros. É essencial investir também em um secativo com argila, enxofre ou melaleuca. Esses dois tratamentos aliados ajudam a minimizar a acne.

O filtro solar em gel deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados.

:: Na faixa dos 30 anos

Nessa idade, o cuidado com a pele deve seguir um verdadeiro ritual diário. Dermocosméticos indicados especialmente para a área dos olhos, rosto, pescoço e colo são fundamentais. Produtos com Vitamina C são as melhores opções, já que a ação antioxidante da vitamina protege a pele e a hidrata.

Fazer esfoliação uma vez por semana promove melhor renovação da pele. É fundamental dar preferência a esfoliantes com partículas em forma bruta, que não ferem a face.

Para a área dos olhos, a Argirelina suaviza rugas de expressão e, para o rosto, produtos com densiskin promovem luminosidade e revitalização para a pele.

Assim como em qualquer idade, o filtro solar deve ser usado em todas as áreas expostas. E não esquecer de proteger os braços também é indispensável.

:: Na faixa dos 40 anos

Os cuidados com a pele nesta fase devem ser redobrados e a busca por um profissional se torna indispensável. Métodos como peelings revitalizam e renovam a pele.

Se a face já demonstrar flacidez, o uso de produtos com DMAE é o mais indicado, tanto para o corpo quanto para o rosto, pois revigora os músculos e tonifica a pele.

Porém, se a pele apresenta apenas rugas e linhas de expressão, o octapeptídeo exerce uma forte ação sobre as rugas, diminuindo-as. No entanto, o DMAE e o octapeptídeo não devem ser utilizados juntos.

Nessa fase, hábitos como caminhada aliada a uma boa alimentação melhoram todo o metabolismo e refletem numa pele harmoniosa e bem cuidada.

Muitas mulheres, antes de passar a maquiagem, utilizam um produto com a função de lifting, que melhora o aspecto geral do rosto.

:: Na faixa dos 50 anos

Nessa idade, o segredo esta na sutileza e experiência. No rosto, o cuidado deve estar intenso e a pele precisa estar sempre hidratada. As sessões estéticas são realizadas com maior frequência, principalmente os procedimentos que amenizam os sinais da idade.

Neles, ingredientes como o retinol e ácidos como mandélico, ursólico e lactobiônico renovam, clareiam e recuperam a luminosidade da pele. Algumas pessoas também utilizam métodos de preenchimento.

Na faixa dos 60 anos

A partir dessa idade, a pele pede muita hidratação, nutrição e os produtos mais utilizados são os que contem ácido hialurônico, que suavizam rugas, além de aumentar o tônus e elasticidade da pele.

Como nessa idade a pele apresenta fortes sinais de flacidez o uso de DMAE é essencial, pois auxilia na tonificação da pele, dando maior sustentação.

Leia mais
Comente

Hot no Donna