Contra o inchaço e a irritação: saiba como combater os sintomas da TPM

Evitar café em excesso pode ser uma forma de amenizar a irritação

Proximidade do verão aumenta a sensação de inchaço e o incômodo comum durante a TPM
Proximidade do verão aumenta a sensação de inchaço e o incômodo comum durante a TPM Foto: Daniela Xu

A famosa TPM é um período em que a maioria das mulheres sofre com certas mudanças físicas e comportamentais causadas por alterações hormonais. A nutricionista e colaboradora da Natural em Casa, Audrey Abe, explica que muitas dessas mulheres sofrem com sintomas como irritabilidade, ansiedade, mau humor, indisposição, tensão nervosa, depressão, dores de cabeça, retenção de líquidos e, de quebra, acabam comendo mais.

Com a chegada do verão, lembra a especialista, a preocupação feminina de entrar em forma e manter o corpo sarado aumenta. Porém, quando chega a TPM, muitas elas acabam ficando inchadas por causa da alta temperatura.

Audrey destaca que algumas dicas de alimentação ajudam a minimizar os sintomas da TPM e acabam com a retenção de líquido e irritabilidade, que tanto incomodam as mulheres.

? A baixa serotonina, que é quem proporciona sensação de bem-estar e prazer, pode ser controlada através do consumo de alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e ácido fólico. Essas substâncias que ajudam a converter o triptofano em serotonina, melhorando a disposição e controlando a oscilação de humor ? explica a nutricionista.

Rafael Yazbek, diretor de Comunicação e Marketing da empresa especializada na venda de produtos naturais, argumenta que o público feminino está apostando bastante em produtos naturais para combater o problema. Segundo ele, esse público tem se mostrado mais exigente e acaba provocando uma maior demanda em pesquisas e novos estudos para o desenvolvimentos desses alimentos.

? Nós buscamos sempre alternativas naturais e saudáveis para o nosso consumidor, pois as pessoas que buscam esses produtos procuram um estilo de vida equilibrada físico e psicologicamente ? conta .

Verifique na lista abaixo alimentos ricos em cada uma das vitaminas e minerais que combatem o inchaço e a irritação

:: Vitamina B6: cereais, banana, leguminosas (soja, grão de bico, feijão, lentilha), oleaginosas (nozes, castanhas).

:: Magnésio: vegetais folhosos escuros, cereais integrais, oleaginosas.

:: Ácido Fólico: vegetais folhosos escuros crus (rúcula, almeirão, escarola, couve).

:: Triptofano: açaí, banana, damasco, cereais integrais.

Como enfrentar bem essa fase

:: Diminua o consumo de sal, e evite alimentos e produtos industrializados que contenham conservantes a fim de controlar a retenção hídrica. Para isso, vale também aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango, abacaxi e beber bastante água;

:: A cafeína deve ser evitada, pois estimula o sistema nervoso central, piorando os sintomas de irritação, nervosismo e dores de cabeça. Sendo assim, além do café, diminua também o consumo de chá preto e refrigerantes que contêm essa substância;

:: Apesar da vontade de comer doces, controle-se para não ver o número da balança aumentar, após ter passado esse período;

:: Além da alimentação, inclua na rotina diária alguma atividade física que a agrade para estimular a liberação de endorfina, amenizando ainda mais os sintomas.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna