Correr descalço faz bem, afirma médico americano

Estudioso defende que o uso do tênis na corrida pode trazer malefícios para o atleta

Segundo McDougall, correr descalço ajuda a evitar lesões, pois o tênis força o pé a bater primeiramente com o calcanhar no solo
Segundo McDougall, correr descalço ajuda a evitar lesões, pois o tênis força o pé a bater primeiramente com o calcanhar no solo Foto: Guto Kuerten

Correr faz bem ao organismo, porém, antes do exercício é preciso se atentar a alguns cuidados básicos e não menos importantes. Uma das principais recomendações dos preparadores físicos é a escolha de um calçado confortável e com bom sistema de amortecimento. Porém, o médico americano McDougall, autor do livro Nascido Para Correr, defende a tese de que correr descalço é bom, e que o uso de tênis na corrida pode trazer malefícios para o atleta.

Segundo McDougall, correr descalço ajuda a evitar lesões, pois o tênis força o pé a bater primeiramente com o calcanhar no solo. Descalço, a parte da frente do pé é que sofreria o impacto, protegendo os calcanhares. Mas correr com os pés no chão exige que se tenha uma pisada correta, para que não danifique nenhuma parte do pé ou mesmo do corpo inteiro.

? De acordo com o autor, correr descalço deve ser levado em consideração. Mas não podemos esquecer que o calçado é uma proteção aos pés e causa menos impacto com o solo ? alerta a profissional de Educação Física e tutora do Portal Educação, Bruna Morais.

Enquanto nenhuma tese é comprovada com total confiança, é preciso cautela e experimentação. O ideal, antes de começar qualquer atividade física, é buscar o auxílio de um profissional.

Leia mais
Comente

Hot no Donna