Cosmético possibilita proteção adicional que filtro solar transparente não oferece

Pós compactos destinados ao tratamento dermatológico podem dar maior cobertura nas faixas UVA e UVB

O uso de protetores solares é essencial, principalmente durante o verão, com preferência aos géis e aos produtos oil free
O uso de protetores solares é essencial, principalmente durante o verão, com preferência aos géis e aos produtos oil free Foto: Jefferson Bottega

O sol é uma fonte de inúmeros benefícios para a saúde humana, como a síntese da vitamina D, além de ter uma comprovada ação antidepressiva. Entretanto, o reconhecimento de que a exposição aos raios ultravioletas traz danos à pele, podendo ocasionar fotoenvelhecimento e, até mesmo, câncer de pele, tem influenciado no aumento do uso de produtos com filtro solar na formulação, hábito recomendado pelos dermatologistas.

Apesar de muito se falar em fotoproteção, entretanto, o assunto ainda gera dúvidas, principalmente quando o tema é maquiagem com FPS. Será que estes cosméticos realmente têm o poder de conferir uma barreira de proteção à pele? Como combinar o uso de itens de make-up com anti-idade?

De acordo com Sérgio Schalka, Mestre em Dermatologia, especialista em fotoproteção é necessário distinguir maquiagem com filtro solar de protetores em base tonalizante.

? As maquiagens com FPS costumam ter um fator menor e tem como primeiro objetivo maquiar. Hoje, há pós compactos destinados ao tratamento dermatológico que podem dar maior cobertura nas faixas UVA e UVB, além da proteção na faixa da luz visível, que é um dos temas mais relevantes no momento ? explica.

O especialista diz que os protetores solares em forma de base, tintos ou coloridos, são cosméticos que, além da sua característica normal, têm na formulação pigmentos capazes de oferecer um benefício cosmético ao paciente e, ao mesmo tempo, aumentar a proteção, principalmente, na faixa do raio UVA longo e da luz visível, que, segundo ele, interferem no processo de pigmentação, como no melasma e na hipercromia pós-inflamatória.

? A tecnologia aplicada nestes cosméticos vai, além de oferecer coloração à maquiagem, porque os pigmentos da formulação também oferecem, proteção.
 
Sergio Schalka conta que a cor destas substâncias é visível e reflete a luz visível, possibilitando uma proteção adicional que o protetor solar transparente não oferece.

Formulação com filtros físicos

Para intensificar os cuidados com a fotoproteção, é importante saber que os filtros físicos usados na formulação de protetores são partículas minerais que agem por reflexão e dispersão da radiação UV e luz visível. Eles podem estar associados a filtros orgânicos (químicos) ou não na composição dos produtos tópicos.

? Os fotoprotetores só com filtros físicos são habitualmente destinados a crianças pequenas e a pacientes alérgicos ou com pele intolerante, pelo fato dos filtros físicos não promoverem a sensibilização cutânea. A sua principal desvantagem, entretanto, é que na forma não-micronizada (como a substância é encontrada na natureza), ele tem coloração branca e, por isso, é pouco aceito pelos usuários, pois deixa a pele esbranquiçada ? descreve o dermatologista.

Na opinião do especialista em fotoproteção, a necessidade de aplicar um filtro solar, mesmo quando se usa maquiagem ou um creme hidratante ou anti-idade com FPS, vai depender do nível de proteção UVB e UVA que se quer alcançar, uma vez que o tom de pele não interfere.

? Se for um FPS adequado, no mínimo 30 que é o recomendado, adicionado à formulação do cosmético não há necessidade de aplicação do protetor solarem conjunto ? finaliza Sergio Schalka.

Quando a questão é combater o envelhecimento cutâneo, cuidados adicionais devem ser tomados ao expor-se ao sol, tais como: o uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros, e evitar a exposição em horários em que os raios UV são mais intensos (entre 10h e 16h). Os danos causados pela exposição solar excessiva têm efeito cumulativo e, portanto, cuidados relativos à fotoproteção devem ser praticados desde a infância. E, vale lembrar sempre: essa deve ser uma preocupação para homens e mulheres.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna