Cozimento a vapor é a melhor maneira de preservar os nutrientes dos alimentos

Nutricionista dá dicas saudáveis na hora de preparar a comida

Brócolis, quando cozido a vapor, preserva 84% de suas vitaminas contra 40% quando cozido na água
Brócolis, quando cozido a vapor, preserva 84% de suas vitaminas contra 40% quando cozido na água Foto: Guto Kuerten

Cozinhar alimentos a vapor é melhor opção para quem quer fazer pratos mais saudáveis. A sugestão é da nutricionista Michelle Ferreira De Simone. Segundo ela, este modo de preparo é o que mais preserva os nutrientes dos alimentos.

A quantidade de vitaminas e minerais pode reduzir drasticamente quando legumes e verduras são cozidos na água. O vapor garante um alimento mais saboroso:

? A coloração fica mais viva, preserva melhor o sabor e não é necessário adicionar gordura. Ideal para quem busca uma alimentação mais saudável. E os legumes ficam mais firmes.

Como exemplo, a nutricionista explica que o brócolis, quando cozido a vapor, preserva 84% de suas vitaminas contra 40% quando cozido na água. Cozinhar os alimentos com casca e inteiros também é recomendável para evitar perdas nutritivas.

Refogar faz perder muitos nutrientes?

Michelle explica que, em geral, os alimentos perdem poucos nutrientes se refogados.

? Na verdade, depende do tipo de alimento que a pessoa refogue. Se for a cenoura, por exemplo, ela contém betacaroteno que é melhor absorvida na presença de gordura. No refogado, coloca-se um pouco de azeite e isso ajuda na absorção. O mesmo acontece com o tomate, que contém licopeno que também é melhor absorvido na presença de gordura e quando aquecido.

Confira algumas dicas da nutricionista:

:: Se cozinhar vegetais em água, use pequena quantidade de água fervente e conserve a panela tampada para evitar perda de vitaminas

:: Não utilize bicarbonato de sódio no cozimento de vegetais verdes escuros (como o brócolis), pois o bicarbonato retira parte das vitaminas dos alimentos.

:: Evite picar os vegetais em pedaços muito pequenos antes do cozimento. Se possível, procure cozinhá-los inteiros.

:: Cozinhe os alimentos com casca para preservar melhor as vitaminas

:: Aproveite a água do cozimento de verduras e legumes para usar quando cozinhar feijão, arroz ou use como caldo para sopas. Assim você aproveita os nutrientes que ficam na água

:: Quando refogar várias verduras, adicione primeiro as de cozimento lento e por último as que cozinham mais rápido

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