Crianças aprendem sobre educação ambiental com visitas à horta de escola

Herbário Vivo, do Instituto de Educação Ivoti, promove ciência e educação ambiental por meio da experiência e recebe prêmio estadual
Herbário Vivo, do Instituto de Educação Ivoti, promove ciência e educação ambiental por meio da experiência e recebe prêmio estadual Foto: Miro de Souza

Convencidas de que são as experiências oferecidas às crianças que farão delas adultos mais conscientes, professoras do Instituto de Educação Ivoti receberam no dia 12 o sinal de que estão no caminho certo. Menina dos olhos da escola do Vale do Sinos, o programa Herbário Vivo foi escolhido como grande vencedor do 5º Prêmio de Responsabilidade Social, do Sindicato do Ensino Privado, o Sinepe/RS.

O projeto, que será coroado no próximo dia 1º como destaque em Educação Ambiental no Estado, começou de forma despretensiosa, com um canteiro nos fundos da cozinha da escola. Hoje, ocupa espaço nobre no pátio do instituto e foi batizado de Herbário Vivo. Quem chega, não depara apenas com plantas e sementes, mas com estudantes diferenciados.

— Eu vim de uma escola onde as crianças matavam as formigas e as abelhas. Aqui todo mundo sabe que não pode matar porque elas são parte da natureza, elas ajudam o reflorestamento — explica Martina Wingert, 10 anos.

Dividido em pequenos projetos como Banco de Sementes, Abelhas Jataí, Plantas Medicinais e Jardim-Horta, o Herbário Vivo virou aula semanal. Crianças da Educação Infantil até a 4ª série passam 50 minutos semanais em meio ao verde.

— O olhar delas é diferente. E se isso cresce com a criança, será muito natural. O adulto, a gente conscientiza, com a criança, a gente vivencia — ensina a professora Soeli Presser, coordenadora do programa.

Chegando o final do ano, as professoras agora planejam uma maneira de evitar a despedida da 4ª série e do Herbário Vivo. As crianças relutam em deixar os seus canteiros, as sementes que colheram e as abelhas que cuidaram.

– Nós ajudamos a elas e a nós mesmos também – reflete Bernardo Kleinkauf, 10 anos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna