Crianças em férias + pais trabalhando = cabelo em pé? Corrija esse resultado

Dicas de Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade

Planeje o que as crianças vão fazer no horário livre
Planeje o que as crianças vão fazer no horário livre Foto: Stock Photos, Divulgação

Todo fim de semestre é a mesma história. As crianças entram em férias e os pais ficam de cabelo em pé, sem saber como organizar o tempo da gurizada. No caso em que os adultos trabalham longe de casa e não têm folga durante a semana, a dificuldade fica ainda maior. Abaixo, você lê algumas dicas para ajudar a organizar o tempo durante o recesso escolar. Na próxima edição do caderno Meu Filho, você lerá uma reportagem completa sobre o assunto.

Meu Filho – Quando os pais trabalham, o que podem fazer pelas crianças?

Christian Barbosa – Podem criar um plano de atividades. Se as crianças ficam com babás ou com os avós, devem conversar com esses tutores para agendar passeios e brincadeiras. Uma ida ao parque após o almoço, por exemplo, é ótimo para as crianças brincarem ao ar livre. Não esqueça de reservar os finais de semana: organize suas atividades para a semana, assim, sábado e domingo serão somente para dar atenção aos pequenos.

Meu Filho – Quais os cuidados que os pais devem tomar durante as férias das crianças?

Barbosa – É importante ouvi-las. Pergunte quais atividades gostariam de fazer. Um pode querer jogar futebol, e outro ir ao cinema. Faça combinações com eles.

Meu Filho – Como organizar a rotina de alimentação das crianças?

Barbosa – Tome cuidado nesse período! Se eles ficarem em casa o dia todo e tiverem guloseimas ao alcance, acabarão com tudo em segundos. Aproveite, então, para planejar o cardápio da semana. Converse com seu companheiro no final de semana e crie uma lista de alimentos saudáveis e gostosos. Após a compra, escreva um cardápio com possíveis combinações de alimentos para o almoço e jantar. Dessa forma, você manterá maior controle.

Meu Filho – Chamar tios, amigos ou uma babá para cuidar das crianças pode resolver o problema da falta de tempo dos pais?

Barbosa – Essa é uma saída para que as crianças não fiquem entediadas nas férias. Mas não se esqueça: a responsabilidade de tornar o descanso deles uma diversão é sua. Agende todo o tempo fora do trabalho para realizar atividades com seus filhos. Eles podem ser pequenos, mas entenderão que você tem que trabalhar, porém fora desse horário, a atenção deve ser deles.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna