Crianças podem despertar a curiosidade pela escrita bem cedo

O importante é deixá-los explorar esse novo universo, sem compromisso

Crianças geralmente começam a serem alfabetizadas por volta dos sete anos de idade
Crianças geralmente começam a serem alfabetizadas por volta dos sete anos de idade Foto: Stock Photos, Divulgação

A escrita é uma das principais formas de comunicação. E o mundo das letras é algo fascinante não só para quem já sabe ler, mas também para quem quer aprender. E neste grupo estão incluídas as crianças que, depois de dominar a comunicação oral, ficam ansiosas por aprender a se comunicar pela linguagem escrita. Nem todas elas despertam esse interesse tão cedo. Muitas só vão descobrir este mundo por volta dos sete anos, idade convencionada pelas escolas como a ideal para a alfabetização ? embora algumas dêem início a esse processo ainda na pré-escola.

Porém, há crianças que com apenas quatro ou cinco anos já estão loucas para aprender a escrever. Curiosas, questionam a grafia de tudo e logo começam a complementar seus desenhos ? que também comunicam, contam histórias, fazem poesia ? com palavras.

De acordo com a psicopedagoga Ana Cássia Maturano, esse interesse precoce pode ser muito saudável aos pequenos, contanto que seus pais saibam como lidar com ele.

? Os adultos não podem esperar que a criança nessa idade aprenda o que lhe é explicado. Se ela está interessada em saber como se escreve determinada palavra, os pais devem mostrar sim, mas sem a expectativa de que seu filho transforme aquela informação em conhecimento ? diz Ana Cássia.

Para ela, o importante é deixar a criança explorar esse novo mundo sem exercer qualquer cobrança. Na verdade, as crianças nesta idade estão aprendendo a desenhar as letras, e não exatamente a escrever.

? Isso deve ser encarado como uma fase lúdica da alfabetização ? afirma a especialista. ? Para estimulá-la, os pais podem dar lápis coloridos, papel sem linhas e jogos com letrinhas para as crianças se familiarizarem com o alfabeto.

Existem inúmeros brinquedos recomendados para crianças entre quatro e cinco anos que contribuem para a alfabetização, geralmente associando as letras a figuras. Para Ana Cássia, não há problemas em permitir esse aprendizado em casa. Embora a diferença do nível de conhecimento possa destacar a criança de seus coleguinhas de classe, o interesse pelas letras não deve ser suprimido.

? Caberá aos professores fazer com que a criança alfabetizada precocemente não perca o interesse pela aula ? diz ela.

Mas Ana Cássia ressalta que o incentivo não deve ultrapassar os limites da criança e que, portanto, os pais devem cuidar para não queimar etapas do desenvolvimento de seus filhos.

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