Crianças rejeitam familiares em redes sociais

Ser amigo virtual dos filhos ajuda a impedir o cyberbullying

Controle das redes sociais é importante para a segurança de crianças e adolescentes
Controle das redes sociais é importante para a segurança de crianças e adolescentes Foto: Luciano Moraes

Um estudo realizado pela F-Secure no inicio de 2010 revelou que 73% dos usuários da rede social Facebook não costumam adicionar o chefe como amigo, ou seja, são seletivos na escolha do seu grupo de amigos virtual. Agora uma pesquisa constatou que o mesmo acontece com as crianças, que também escolhem como se relacionar na rede social mais popular do mundo.

A pesquisa realizada pela eMarketer mostra que, quanto mais nova uma criança é, mais provável a chance dela odiar a ideia de ser amiga de seus pais no Facebook. Entretanto, quando chegam ao colegial, ser amigo do pai ou da mãe não é tão ruim.

Outro estudo conduzido pela Kaplan Test Prep and Admissions informa que 56% dos estudantes do colegial deram aos seus pais o acesso total a seus perfis. Entretanto, 58% dos adolescentes responderam que seus pais não têm perfil no Facebook.

Mas por que seria importante que os pais sejam amigos dos filhos em redes sociais pela internet? Confira as dicas da F-Secure:

:: A presença dos pais intimida predadores que podem seguir a criança. 

:: Com a presença online dos pais, as crianças pensam duas vezes antes de postar algo que não deveriam, como por exemplo, números de telefone, endereço residencial, entre outros.

O especialista em segurança de mídia social Sean Sullivan alerta ainda que o bullying (atitudes agressivas e negativas, executadas repetidamente por um ou mais indivíduos) por colegas no Facebook é um problema mais comum do que a perseguição por predadores sexuais.

– Ao invés de monitorar o seu filho o tempo todo no Facebook, peça para lhe mostrar como usá-lo, especificamente os controles de privacidade. Baseado nisto, os pais podem julgar o comportamento online de seus filhos – diz Sean.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna