Cuidado com dentes e gengiva pode garantir saúde de todo corpo

De acordo com especialista em Odontologia Holística, infecções bucais podem estar relacionadas com outras doenças do organismo

O modelo sensual foi criado por uma estudante
O modelo sensual foi criado por uma estudante Foto: AFP

A odontologia holística pressupõe que a saúde de todo o corpo está relacionada coma saúde bucal. Segundo o especialista em periodontia e ortopedia funcional dos maxilares Cícero Lascala, essa relação pode ser muito mais direta do que se pensa.

? Dentes e gengivas infeccionados têm muito a ver com dores nas costas, dores no pescoço, com uma articulação têmporo-mandibular defeituosa, com problemas de visão, com doenças do coração, como a endocardite bacteriana, e até com a vida sexual do paciente. À medida que ocorrem problemas de infecção bucal, os dentes e gengivas infeccionados despejam bilhões de bactérias na corrente sanguínea, comprometendo o organismo como um todo ? explica.

Em função disso, o especialista ressalta a importância do cuidado com a saúde bucal e, principalmente, da prevenção. De acordo com Lascala, procedimentos tecnológicos de última geração permitem diagnosticar doenças bucais em fase inicial.

? O check up digital preventivo é um dos procedimentos mais eficazes utilizados pela odontologia holística para garantir uma plena saúde bucal, pois ele permite ampliar até 60 vezes a boca do paciente, tornando mais evidentes as alterações bucais.

? Melhorando-se o desempenho físico do paciente pela obtenção de plena saúde bucal, proporciona-se a ele, em consequência, uma melhor qualidade de vida. E daí a importância da Odontologia Holística”, completa o pioneiro dessa especialidade ? finaliza.

Leia mais
Comente

Hot no Donna