Cuidando da visão durante a gravidez

Conjuntivite e síndrome do olho seco são algumas doenças que surgem devido às alterações sofridas pelo corpo

Foto: Stock Photos

A gestação pode desencadear problemas de visão devido às alterações no corpo da mulher. As mais comuns são a conjuntivite e a síndrome do olho seco, relacionada ao aumento da produção de estrogênio. As grávidas também costumam reclamar de intolerância ao uso de lentes de contato. Segundo a oftalmologista Denise Fornazari, é possível se prevenir.

– O acompanhamento pré-natal sempre é a melhor forma de prevenir e detectar precocemente as alterações graves que podem ocorrer e isso inclui uma visita ao oftalmologista. Além da visita ao médico, estar atenta à higiene dos olhos e utilizar corretamente os óculos também ajudam na prevenção. Hoje no mercado existem lentes com tratamentos diferenciados que proporcionam um conforto visual maior aos usuários e diminuem a sensação de vista cansada, o que pode ser mais um benefício para as grávidas – destaca.

A oftalmologista alerta que algumas doenças nos olhos adquiridas durante a gravidez podem passar para o bebê. Um exemplo é a toxoplasmose, que pode se manifestar na forma ocular. Denise diz que se a mulher tiver algum problema de visão durante a gravidez, deve levar o bebê ao médico para uma avaliação antes que ele complete um ano de vida.

– Atualmente, em vários municípios do país, é obrigatória a realização do teste do “olhinho”, que é uma triagem de problemas oftalmológicos realizada nos primeiros dias de vida, antes da alta do bebê – conta Denise.

Leia mais
Comente

Hot no Donna