De olho nas cores: pigmentos dos alimentos indicam seus nutrientes

Confira o que cada cor representa nas frutas, vegetais e leguminosas

Existem seis grupos de alimentos divididos de acordo com suas cores: branco, vermelho, verde, amarelo ou laranja, marrom e roxa ou preto
Existem seis grupos de alimentos divididos de acordo com suas cores: branco, vermelho, verde, amarelo ou laranja, marrom e roxa ou preto Foto: Rogério Fernandes, divulgação

Existem seis grupos de alimentos divididos de acordo com suas cores: branco, vermelho, verde, amarelo ou laranja, marrom e roxa ou preto. Mas esse colorido não está ali apenas para bonito. Cada uma delas indica a presença de substâncias nutritivas, como antioxidantes, vitaminas e minerais em cada alimento.

Segundo a nutricionista Fernanda Bortolon, os pigmentos das frutas e dos vegetais fortalecem o sistema imunológico, previnem doenças do coração e crônico degenerativas, protegem as células da ação dos radicais livres, entre outros benefícios. 

? Devemos ter uma alimentação bem variada e colorida para garantir ao nosso organismo todas as vitaminas e minerais necessários para suas funções ? orienta Fernanda.

Confira o que cada cor oferece:

? Branco

Exemplo: banana, batata, couve-flor, leite e feijão branco

Benefícios: são fontes de potássio e cálcio, o que contribui para a preservação e fortalecimento dos ossos. Também são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

? Vermelho

Exemplos: tomate, morango, melancia, maçã e pimentão

Benefícios: auxiliam no combate ao cansaço, falta de desejo sexual e depressão. Contém licopeno, que confere o vermelho aos componentes desse grupo, associado à vitamina C. Juntos, estes nutrientes têm efeito antioxidante.

? Verde

Exemplos: abacate, brócolis, espinafre e alface

Benefícios: o pigmento é a clorofila, que é um energético celular. Ela limpa o organismo e impede que ele absorva substâncias químicas, além de ajudar a proteger o cabelo e a pele. Também possuem ferro que combate a anemia.

? Marrom

Exemplos: nozes, lentilha e soja

Benefícios: por serem ricos em fibras, esses alimentos ajudam a regular o intestino, são vasodilatadores e auxiliam no combate à ansiedade. Também contêm vitaminas do complexo B e vitamina E.

? Amarelo ou laranja

Exemplos: milho, cenoura e mamão

Benefícios: ricos em betacaroteno e vitamina C, os alimentos desse grupo reforçam o sistema de defesa e são importantes na manutenção de tecidos e cabelos.

? Roxo ou preto

Exemplos: como ameixa, beterraba, uva e berinjela

Benefícios: Ajudam a retardar o envelhecimento, auxiliam o sistema nervoso e protegem o coração.

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