Depressão tem sintomas diferentes em homens e mulheres

Nos homens, a doença é geralmente mascarada por outros problemas

Depressão nos homens pode ser mascarada por exagero no álcool
Depressão nos homens pode ser mascarada por exagero no álcool Foto: Marcos Nagelstein

De 10% a 17% dos homens deve sofrer de depressão em algum momento da vida, segundo um estudo publicado no Boletim de Saúde Mental da Universidade de Harvard. Os pesquisadores, que tinham o objetivo de examinar como a doença se desenvolve, é diagnosticada e tratada nos representantes do sexo masculino, descobriram que homens e mulheres apresentam sintomas diferentes.

Tanto homens quanto mulheres têm mau humor quando estão deprimidos, porém, as mulheres são mais propensas a engordar, enquanto os homens a perder peso. Além disso, as mulheres costumam ficar mais ansiosas e sem energia e os homens demonstram um comportamento mais compulsivo e ficam agitados.

A depressão nos homens é geralmente mascarada por outros problemas, como o exagero no álcool, o desenvolvimento de um senso crítico muito elevado e a imersão no trabalho. Segundo os estudiosos, o diagnóstico da enfermidade também é dificultado porque eles não costumam em expressar seus sentimentos nem procurar ajuda.

De acordo com os estudiosos, porém, não há diferença no tratamento da enfermidade ? que normalmente é feito com terapia e antidepressivos ? em homens e mulheres.

Leia mais
Comente

Hot no Donna