Dermatologista aposta nos cosméticos baratos e no bem-estar para uma pele bonita

Americana Amy Wechsler é autora do livro Conexão Mente e Beleza

Amy Wechsler, dermatologista americana, afirma que tratamentos contra celulite não funcionam
Amy Wechsler, dermatologista americana, afirma que tratamentos contra celulite não funcionam Foto: Divulgação, Agência O Globo

Dormir é o melhor remédio para a pele, cremes contra celulite não funcionam e nem todos os cosméticos fazem bem. Estas são apenas algumas das afirmações da dermatologista americana Amy Wechsler, autora do recém-lançado Conexão Mente e Beleza, da Editora Alegro, figura fácil em talk shows americanos e consultora do Real Age Institute nos EUA (clique aqui e saiba mais sobre o livro no blog Glitter).

Especializada em psicodermatologia, área que une a psicologia e a dermatologia, a médica acredita que o estado da pele é um reflexo da saúde do indivíduo. Para ela, cuidar da pele é uma forma de autoconhecimento. E de nada adianta investir em centenas de cosméticos ou tratamentos estéticos se não forem feitos primeiro exames mais detalhados de saúde.

– A pele é a porta de entrada para o nosso corpo, é nosso maior órgão, e a primeira coisa que o outro percebe em nós. Ela está intimamente ligada com nossa autoestima, e as emoções têm impacto direto na nossa beleza. Pessoas felizes têm menos acne e rugas, por exemplo. Se estamos tristes, nossa pele fica sem brilho, áspera – explica a dermatologista.

A rotina de beleza não precisa ser algo complicado, e qualquer mulher pode rejuvenescer até uma década em apenas 9 dias, afirma.

– Os primeiros passos para uma pele bonita são dormir mais, controlar o estresse, usar produtos adequados para o seu tipo, usar filtro solar diariamente, hidratar o rosto e o corpo, e não cutucar a pele.

Se quiser riscar algum tratamento da agenda, desista daqueles que prometem combater a celulite.

– Nenhuma terapia contra a celulite se mostrou eficaz até agora. A mulher ganha muito mais se seguir uma dieta sem carne vermelha e embutidos, diminuir o consumo de laticínios gordurosos, refrigerantes e parar de comer açúcar – afirma Amy.

Massagens regulares podem fazer muito mais para a pele do que aplicações de botox, garante a médica.

– A massagem ajuda a equilibrar a produção de cortisol, hormônio que em excesso degrada o colágeno, proteína que dá sustentação e firmeza à pele – explica.

Atenção na hora das compras

Muitas vezes, um cosmético mais caro não é melhor do que um econômico. O único produto no qual o preço faz a diferença é o filtro solar, garante a médica. Cosméticos naturais ou orgânicos, apesar de politicamente corretos, precisam ser avaliados com muito cuidado.

– Muitas plantas podem causar irritação. A aloe vera, que todos acreditam ser calmante, pode causar alergias. A alfazema também é outra substância que pode irritar muito mais a pele do que roupas de lã! Além disso, muitos cosméticos naturais têm listas de ingredientes tão extensas quanto os tradicionais, entretanto, há pouquíssimas pesquisas sobre muitos destes ingredientes. Conclusão: sou cuidadosa quanto a seu uso – resume.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna