Desafios no horizonte: qual a perspectiva para o mercado de trabalho para mulheres?

Especialistas avaliam o cenário atual e futuro para profissionais do sexo feminino

Modelo off-white com botões frontais e laço lateral usado com bermuda saruel e peep toe
Modelo off-white com botões frontais e laço lateral usado com bermuda saruel e peep toe Foto: Luciano Mello

A partir dos anos 1970, as mulheres começaram a assumir mais espaço no mercado de trabalho. Nos anos 1990, passaram a ocupar cargos estratégicos e de liderança, dividindo posições de comando com os homens. E daqui a 30 anos, que cenário teremos?

Equilibrar a carreira profissional com a vida pessoal seguirá sendo o maior desafio, acredita o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki. Ou seja, por mais que a mulher ocupe lugar de destaque no mundo corporativo, continuará com os mesmos dilemas de hoje. A mulher reconhece a importância do seu papel profissional e de manter sua própria identidade. Mas ela se pergunta: “Que modelo feminino serei para as novas gerações?”.

As empresas necessitam, cada vez mais, do talento e da liderança feminina, cujas características ? flexibilidade, adaptabilidade, inovação e imaginação ?, que até bem pouco tempo eram consideradas pouco adequadas à gestão de uma empresa, começam a ser importantes para promover mudanças nas organizações e para guiar os colaboradores nos novos desafios que os tempos atuais exigem.

O empreendedorismo também marcará a mulher do futuro. Segundo o datacenter Maxihost, o crescimento do número de mulheres empreendedoras está em cerca de 30% ao ano. Em 2010, elas já representavam quase 50% dos donos das mais de 3 mil lojas virtuais brasileiras.

Pesquisa publicada no British Journal of Social Psychology revela que, em momentos de crise, as corporações preferem contratar mulheres para assumir cargos de chefia. Revela que os homens possuem características de competitividade e independência. As mulheres são mais justas, comunicadoras, trabalham em equipe com mais facilidade e possuem a capacidade de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, o que ajuda a gerir e reverter um quadro de crise, sem perder o controle sobre as atividades rotineiras da empresa.

Aposta na tecnologia e no trabalho virtual

O censo da educação superior do MEC demonstra o crescimento do número de mulheres nos cursos de graduação no Brasil. Há10 anos, 80% dos alunos eram homens. Hoje, a situação se inverteu, diz Marco Maschio Chaga, 47 anos, executivo de tecnologia educacional e professor de produção de conteúdo digital.

A gestão do conhecimento não permite que o profissional pare de estudar, porque a inovação é constante. A mulher estuda mais do que o homem. Em consequência, diz Chaga, rapidamente ela domina o mercado de tecnologia.

? Neste novo mercado não existe diferença nem discriminação com relação a salário. O que conta é a dedicação do profissional.

Marco Chaga acredita que a mulher deverá retomar, no âmbito familiar, o espaço que tinha nos anos 1960. O escritório do futuro será virtual. Os profissionais poderão trabalhar inclusive em casa. A presença na empresa não será mais necessária, não em horário integral. Assim, a mulher terá mais tempo para se dedicar à família. O tão almejado equilíbrio.

Relação complementar

Consultores de RH estão entre os profissionais com melhor campo de trabalho, agora e no futuro. Outras profissões que devem seguir em alta, diz ela, estão ligadas às áreas de tecnologia, web designer e estética.

A dirigente admite que as mulheres em cargos de liderança ainda são poucas (20% do total), mas, em termos de salário, a igualdade já existe.

? Faço pesquisa salarial há anos e não observo diferença entre o que as empresas pagam para eles e elas.

Sobre a autossuficiência feminina, Maria Carolina defende que homens e mulheres se complementam, e que este equilíbrio é fundamental.

Elas por elas próprias

CONQUISTAS NO TRABALHO
:: Conquistamos nosso espaço
:: Hoje podemos ocupar os mesmos cargos
:: Temos mais oportunidades de fazer carreira
:: Podemos exercer qualquer profissão

O QUE FALTA CONQUISTAR?
:: Ainda há desigualdade de salários em comparação com os homens
:: Temos menos oportunidades de trabalho
:: Os homens têm preferência no mercado

PRINCIPAIS ATRIBUTOS FEMININOS
:: Somos guerreiras, batalhadoras
:: Lutamos dentro e fora de casa
:: O homem nasce com liberdade, nós temos que conquistar
:: Somos mais corajosas, práticas, românticas e sentimentais

As líderes femininas são…

::Facilmente adaptáveis
:: Inovadoras
:: Empreendedoras
:: Emocionais na medida certa
:: Comunicativas

Leia mais
Comente

Hot no Donna