Descubra como evitar a proliferação de mosquitos que surgem com o calor

Borrachudos se concentram em maior número em regiões litorâneas e rurais

Picada do inseto causa alergia
Picada do inseto causa alergia Foto: Jefferson Botega, 06/10/2005

Chega o calor, e a história se repete. Os borrachudos, insetos pequenos semelhantes a moscas, têm uma picada que causa alergia, resultando em fortes coceiras. Em alguns lugares, é impossível abrir as janelas por conta dos insetos que começam a aparecer com mais frequência a partir desta época do ano. Durante à noite, fica difícil dormir.

Por se reproduzirem na água, os insetos existem em maior número em regiões litorâneas e rurais, principalmente as próximas aos rios.

? Esse inseto sempre existiu na natureza, mas o homem favoreceu a dispersão dele com a criação de animais domésticos, a instalação de áreas agrícolas próximas de rios e a retirada da mata ciliar, que atua como barreira física contra os borrachudos adultos ? conta o entomólogo Renato Arcângelo Pegoraro, pesquisador aposentado da Epagri.

Esterco e esgotos que são despejados nos rios servem de alimento para os filhotes. Em algumas regiões, por exemplo, os dejetos dos porcos dispensados nos riachos resultam em um aumento muito grande na quantidade de borrachudos nas casas próximas às águas.

O inseto se reproduz com muita facilidade. As fêmeas ? que necessitam do sangue para maturação dos ovos ? chegam a colocar, em média, 237 ovos, mas o número pode chegar a 500, no ciclo de vida que, a 25ºC de temperatura, é de cerca de 35 dias.

Para o diretor de pesquisa da Epagri, Edison Silva, o ideal é tomar medidas como limpeza de água de rios e não despejar lixo nesses locais. Para evitar que o borrachudo entre, as saídas são fechar a casa mais cedo e usar telas em janelas.

Edison também lembra que entre as medidas mais saudáveis estão o plantio de capim citronela próximo às residências, o uso de repelentes à base da planta ou apelar para o mosquiteiro.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna