Dez passos certeiros para um verão em forma

Adote as dicas para chegar esbelta à estação do calor

Planeje com antecedência seu programa para entrar em forma
Planeje com antecedência seu programa para entrar em forma Foto: Porthus Junior

Chegar em forma ao verão é o desejo de dez entre dez mulheres em todo o mundo. Para atingir essa meta, é preciso começar a mudar seus hábitos alimentares desde já.

No entanto, deixar para a última hora costuma ter resultados negativos. Programe-se para emagrecer desde já. Veja as dicas do Vigilantes do Peso:

1. Estabeleça metas realistas
Cada um deve conhecer sua medida. Quanto tempo você levou para ficar com os braços e cintura fora de medidas? Para alguns, bastou os meses de inverno. Tire suas medidas uma vez por mês, pese-se uma vez por semana e tente vestir aquele vestido ou calça que você comprou quando estava com menos peso. São boas referências para ativar a vontade de emagrecer para o verão.

2. Mexa-se!
Aproveite os dias quentes para pular mais cedo da cama, aproveitar a luminosidade do dia e caminhar. Outra opção é fazer uma atividade em ambiente com ar refrigerado ou aproveitar as horas do anoitecer para andar de bicicleta ou caminhar. Vale qualquer coisa, só não vale ficar parado.

3. Não faça dieta radical só para entrar no biquíni
O importante é reeducar seus hábitos em relação à sua alimentação saudável e às atividades físicas que você pode fazer. Comece pelas compras: leve para casa somente frutas, legumes e verduras, produtos lácteos desnatados e cereais integrais. Faça 3-4 refeições leves ao dia. Reduza os excessos de sal, açúcar e bebidas alcoólicas. Seu corpo vai responder de forma inteligente à sua iniciativa.

4. Atenção ao cardápio da praia
Opte por levar seu lanche para a praia nos dias de sol. Escolha os alimentos pelo valor nutricional e não pelo sabor. Leve frutas frescas ou secas, sanduíche de pão integral com frios light, palitos de legumes para mastigação. Uma espiga de milho sem manteiga pode ser uma boa opção para as horas de maior fome.

5. Consuma fibras e beba bastante água
A água participa de várias funções metabólicas que resultam em queima de energia. Mas a sua importância no emagrecimento está associada à ingestão de fibras, componentes indispensáveis à dieta. Logo, consuma mais alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas e alimentos integrais e beba bastante água.  Recomendamos entre 6 e 8 copos de água por dia. Um alerta: cerveja ou chope não matam a sede, ao contrário, aceleram, pois o álcool desidrata o corpo.

6. Cuidado com os molhos
Opte por restaurantes que ofereçam saladas frescas. Cuidado com os molhos prontos de saladas que podem ser calóricos e com complementos como queijos, frios e frutas secas nas saladas. Complete o prato de salada com lascas de carne magra, croutons light e pedaços de frutas frescas. Privilegie as frutas e legumes bem coloridos. Os amarelos-alaranjados são ricos em betacaroteno, substância que é transformada em vitamina A no corpo. O consumo diário desses alimentos pode favorecer o bronzeamento e proteger a pele dos efeitos dos raios ultravioletas.

7. Adquira um novo hábito
Recentes pesquisas mostram que o alto consumo de açúcar tende a coibir o gosto pelas frutas. Uma boa dica é trocar 1 C.S. de açúcar do dia por 1 fruta até as papilas gustativas voltarem a sentir o prazer de saborear uma boa fruta fresca.

8. Faça um diário alimentar
Quem anota tudo o que come e pratica esportes ? ou outro tipo de atividade física regular ? normalmente é mais determinado na dieta e mantém o novo peso com mais facilidade.

9. Planeje-se para as ocasiões especiais
É importante preparar-se com antecedência para tomar as melhores decisões alimentares quando for viajar, participar de uma festa ou ir a um restaurante, por exemplo.

10. Acerte no sorvete
Prefira os sorvetes de fruta light ou os frozen iogurte. 

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