Dia de sol está culturalmente associado à felicidade

Um ambiente ensolarado durante o dia ajuda no equilíbrio do corpo

Se um céu claro não anima a pessoa, é bom ficar de olho, dizem especialistas
Se um céu claro não anima a pessoa, é bom ficar de olho, dizem especialistas Foto: Stock Photos

Compartilhar

Com o sol, as pessoas têm uma convivência diferente em sociedade, relacionam-se melhor umas com as outras, pois estão mais dispostas. A explicação é do psicólogo Ivens Wolff, que diz que isso é uma característica cultural. Segundo Wolff, as culturas latinas, que vivem perto da Linha do Equador e do litoral são mais soltas, têm uma aceitação melhor do próprio corpo e da sexualidade. Os povos nórdicos, que têm pouca exposição ao calor e à luminosidade do dia e, em alguns casos, passam meses sem ver a luz do sol, contam com as maiores taxas de suicídio e depressão no mundo.

? Quando você sai de casa num dia nublado, por exemplo, parece que os contatos são diferentes. O sol está culturalmente associado à felicidade ? completa.

No caso dos povos nórdicos, o problema também é biológico, pois nosso equilíbrio emocional precisa da ação de neurotransmissores que estão relacionados à exposição ao calor e à luminosidade, maiores nessa época do ano.

Um ambiente ensolarado durante o dia ajuda no equilíbrio do corpo. Isso não quer dizer, segundo Wolff, que num dia nublado as pessoas devam, necessariamente, sentir-se mal. Mas, se nem com o calor e o sol você consegue se animar, é bom ficar de olho. Algo pode estar errado e a pessoa pode estar precisando da ajuda de um profisisonal.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna