Dia dos Pais: pele masculina também exige cuidados especiais de beleza

Mulheres desenvolvem estratégias de adestramento para mudar seus parceiros
Mulheres desenvolvem estratégias de adestramento para mudar seus parceiros Foto: Jefferson Bottega

A pele masculina também exige cuidados especiais. Só recentemente, a sociedade passou a incentivar os homens a cuidar da pele e do corpo. Embora as preferências dos filhos para presentar os pais no domingo seja, especialmente, itens de tecnologia e vestuário, os produtos de beleza não fazem feio para quem quer ser original.

Na dúvida sobre qual item escolher, descubra qual tipo de pele seu pai tem e confira nossas sugestões. As explicações abaixo são da farmacêutica bioquímica e cosmetóloga Joyce Rodrigues, responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento das marcas Biomarine e Cosmobeauty,

Características

Em geral, a pele masculina ? em razão de fatores hormonais e da quantidade de pelos presentes no contorno do rosto e ao redor da boca ? é mais espessa que a pele feminina, podendo igualmente apresentar-se oleosa, mista, seca e normal. Alguns homens necessitam fazer a barba todos os dias, o que pode causar agressões à pele, principalmente irritações e pelos encravados, que são bastante frequentes. Outro problema comum é o surgimento de acne.
 
Assim como nas mulheres, para cada tipo de pele há recomendações quanto às formas de tratamento. Para manter a pele com aparência saudável, é necessária a limpeza diária para remoção de células mortas, gordura e impurezas. A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. E, após cada barbear, é necessário hidratá-la.
 
Pele oleosa

O excesso de brilho, o toque untuoso e, por vezes, a ocorrência de acnes e comedões denunciam as peles oleosas. Devem-se usar produtos que regulem e diminuam a oleosidade, como géis de limpeza. Também para a hidratação são indicados produtos em gel.

Pele seca

Apresenta-se desvitalizada, por sua dificuldade em manter-se hidratada. Esse é o tipo de pele que apresenta maior tendência ao envelhecimento precoce. Para sua limpeza, utilize um sabonete líquido que aumente a hidratação.

Pele normal

O mais”perfeito” e equilibrado de todos os tipos também demanda cuidados. Utilize sabonetes neutros que hidratam a pele e hidratantes em loção ou creme, que manterão o equilíbrio.
 
Pele mista

Habitualmente,a pele mista apresenta oleosidade na chamada zona T (testa, nariz e queixo) e características de pele normal ou seca em outras regiões. Na limpeza, o melhor é usar sabonetes específicos para peles oleosas.
 
Cuidado especial no inverno

A pele masculina precisa de proteção especial, pois o barbear constante a torna bastante frágil. Cremes hidratantes e loções que formam um filme protetor são indicados.
? A pele quase não sentirá agressão se for cuidada de maneira correta, como fazer a barba com espumas ou produtos que hidratam e cuidam da pele ? diz Joyce.
 
Lábios ressecados

No inverno e no tempo seco, também os homens são atingidos por forte ressecamento e até escamação dos lábios. Como não podem usar batom, por vezes recorrem ao uso de manteiga de cacau.

Para fazer a barba

O barbear retira a proteção natural da pele, ou seja, os pelos. Por isso, é preciso barbear-se com bastante higiene e cuidado. Barbear-se todos os dias pode deixar a pele ressecada e suscetível a pelos encravados ou irritações. O segredo do bom barbear é a preparação da pele, com esfoliação e emoliência, para deixar o pelo flexível e prevenir problemas como vermelhidão, sensibilidade e irritações.

Confira outros cuidados que devem ser observados:
 
:: O melhor momento para remoção da barba é após o banho, pois o vapor dilata os poros e torna os pelos mais flexíveis, facilitando o barbear

:: Ao movimentar a lâmina, acompanhe o sentido em que os pelos crescem – isso evita que os pelos encravem

:: Utilize sempre lâminas novas e pessoais – isso evita contaminação e ferimentos

:: Ao terminar de barbear, não esfregue a toalha; apenas seque o rosto levemente

:: Smpre hidrate a pele após barbear

:: Sempre que puder, fique alguns dias sem fazer a barba

:: Peles sensíveis ficam ainda mais vulneráveis no barbear, que pode causar irritações. Para evitar e minimizar essas reações, a pele deve estar limpa e a lâmina deve ser de uso individual

Dicas de cosméticos específicos para homens (disponíveis no Brasil)


BIOTHERM
Marca oferece, entre outros itens, o Force Supreme Yeux (tratamento de olhos nutri-reconstituinte global da pele, reactiva as funções da pele a partir dos 50 anos). Há ainda produto específico masculino com função anti-rugas.


BOTICÁRIO

A linha Men atende a diferentes necessidades masculinas para quem não abre mão dos cuidados pessoais. Destaque para o Hidratante Protetor Multiação 5 em 1, que reúne em uma única fórmula cinco ações essenciais para o cuidado com a pele do rosto.


FEITO BRASIL

Para os homens que curtem usar hidratante, porém não o das mulheres, a linha Feito Homem é a indicada. O creme tem sensação de refrescância e contém ativos que restabelecem o equilíbrio iônico da pele, promovendo hidratação.


SHISEIDO FOR MEN

Linha masculina conta com creme que combate o ressecamento, perda de luminosidade e linhas finas. O produto Total Revitalizer promete revitalizar a pele cansada. Já o Facial Contour é uma emulsão que melhora o aspecto flácido da pele.


VICHY HOMME

Linha de dermocosméticos voltada exclusivamente à pele masculina. Conta com gel de limpeza, hidratante antioleosidade, antirrugas, creme para olheiras e mousse para peles sensíveis.

Leia mais
Comente

Hot no Donna