Dicas para evitar que a criançada engorde durante as férias de inverno

Que tal aproveitar as férias para promover em casa um estilo saudável de alimentação?

As férias escolares podem significar muitas calorias extras e alguns quilos a mais para as crianças com tendência a engordar. Os pais podem aproveitar, porém, as férias da garotada para promover em casa um novo estilo de alimentação.

De acordo com o livro Pais Saudáveis, Filhos Saudáveis, recente publicação do  Vigilantes do Peso, os bons hábitos alimentares tendem a se refletir por toda a vida. Confira as sugestões de atividades gastronômicas que podem ser feitas com os pequenos. As receitas são simples, saborosas e saudáveis, como a pizza de hortaliças, ótima pedida para o lanche da tarde.

Fast food italiano
Boa oportunidade de reproduzir a versão light da cozinha italiana. Cardápio: Massa parafuso integral cozida al dente + 8 ingredientes (apenas 1 C.S. de cada) a escolher. Coloque em tigelas pequenas: atum em conserva versão light, peito de frango cozido desfiado, kani picado, ovo de codorna cozido partido, milho em conserva escorrido, azeitona verde picada, palmito em conserva picado, passas, abobrinha cozida picada, brócolis aferventado picado, cenoura ralada crua, tomate fresco picado + Molho de tomate feito sem gordura + Temperos: cebolinha fatiada, manjericão picado, orégano seco. 

Pipoca diferente
Prepare a pipoca sem manteiga no microondas. Sirva polvilhada com diferentes ingredientes para dar sabor. Por exemplo: queijo parmesão ralado, mel, canela, Nescau light.

Fast food americano
Prepare hambúrguer de ave assado no forno. Sirva com pão de hambúrguer pequeno. Acompanha picles, folhas de alface, fatias finas de queijo prato light, ketchup, mostarda.

Comida árabe
Tempere a carne moída sem gordura. Aqueça uma banda de pão árabe numa frigideira. Recheie com uma pequena porção de carne. Feche o pão e aperte contra a frigideira para aquecer bem até cozinhar a carne por dento. Sirva na hora.   

Espetinho de fruta
Escolha e corte em cubos ou pela metade algumas frutas (manga, melão, uva, pêssego). Espete em palitos de madeira. Sirva acompanhado de calda de chocolate.

Banana assada
Num recipiente untado com margarina, espalhe a banana partida ao comprido. Polvilhe canela misturada com um pouco de açúcar. Asse até dourar. Sirva morna.

Gelato com papaia
Bata no liquidificador mamão papaia com sorvete de creme e sirva em taças.  Uma boa forma de introduzir o hábito de comer frutas.

Pizza rápida
Siga a receita abaixo e prepare uma deliciosa pizza colorida com hortaliças.

Pizza colorida (foto abaixo)

Rende 4 porções 

Ingredientes
1 disco de massa de pizza pronta (120 g)
1/2 xíc. de molho de tomate simples
1 xíc. de brócolis cozidos al dente
1 xíc. de abobrinha verde cozida al dente
1 tomate fatiado fino
1/4 de xíc. de milho em conserva
1/4 de xíc. de ervilha escorrida
1/4 de xíc. de queijo branco light em cubos
1/4 xíc. de queijo mussarela light ralado
orégano e folhas de manjericão a gosto

Modo de fazer
Espalhe sobre o disco de pizza o molho de tomate, o brócolis, a abobrinha, o tomate, o milho e a ervilha. Cubra com o queijo branco e a mussarela. Salpique o orégano e o manjericão. Asse em forno quente por 6-8 minutos até os queijos derreterem e a crosta ficar assada. Sirva em seguida.
Informações nutricionais/porção: 153 calorias, 8 g de proteína, 24 g de carboidrato, 4 g de gordura, 3 g de fibra

Fonte: Vigilantes do Peso

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna