Dicas para mães e filhos curtirem o verão sem problemas

Especialistas falam sobre os perigos do calor na cidade e na praia

Escolha praias apropriadas para crianças e leve brinquedos
Escolha praias apropriadas para crianças e leve brinquedos Foto: Emílio Pedroso

Compartilhar

Dicas para a mamãe           

A preparação para essa estação começa desde a primavera com malhação, dietas e tratamentos para chegar a forma desejada, em paralelo com os cuidados com a família e com o trabalho. Essa atenção consigo mesma também é indispensável para aproveitar as festas.

Algumas doenças atingem mais facilmente as mulheres, como a candidíase na área genital e a onicomicose, uma doença causada por fungos que atinge as unhas.

? A falta de defesas no organismo deixa as mulheres mais propensas a desenvolver o problema. Por isso, é necessário cuidar da alimentação, evitando desconfortos ? indica a dermatologista do Hospital São Luiz, dra. Samar El Harati.

Falando em alimentação, que mulher não deseja um bronzeado bonito e saudável? O nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz, dá algumas dicas:

? Para garantir a hidratação da pele, o ideal é buscar maneiras de proteger o organismo da queimadura do sol. Estar sempre com uma garrafinha com água é essencial. Quem ainda não desenvolveu esse costume pode optar pelos sucos de frutas frescas ou água de coco. Para não esquecer, a dica é encher a garrafinha sempre depois de ir ao banheiro ? sugere Cukier. ? A atenção com a alimentação não fica de lado. O ideal é consumir pequenas porções de alimentos fáceis de serem digeridos e reduzir os intervalos entre as refeições. No calor, a digestão pode ficar mais lenta e esses cuidados evitam desconfortos. Alimentos gordurosos e excesso de sal não são recomendáveis, pois estimulam a retenção hídrica e a sensação de inchaço ?completa.

Dicas para gestantes

O inchaço nos pés ou edema é muito comum em gestantes, principalmente no verão. Apesar de trazer muito incômodo, o inchaço é normal e poder ser evitado antes mesmo de a mulher engravidar. Ele acontece pela retenção de líquidos e pela compressão dos vasos da região pélvica pelo útero. A ginecologista do Hospital São Luiz Mirna Nakano explica:

? As futuras mamães devem beber bastante líquido e reduzir a quantidade de sal da comida, evitando a  retenção. Outra dica é estimular a circulação, colocando um travesseiro embaixo do colchão para deixar as pernas um pouco mais altas.

Dicas para as crianças

Filhos merecem sempre uma atenção especial. Estão de férias e tem as mais variadas vontades.

É muito importante que os pais selecionem bem os alimentos. Nessa época do ano, o cardápio sai do convencional e é importante estar alerta para não correr riscos de intoxicação alimentar ou diarreia.

? Os alimentos de praias e clubes possuem forma de preparo e condições de higiene desconhecidas e nem sempre são conservados em temperatura adequada. Por isso, todo cuidado é pouco ? alerta o pediatra Cid Pinheiro.

Beber bastante água e optar por comidas frias e leves é indicado em todas as situações. Isso evita a desidratação e demais acontecimentos indesejáveis.

Outra causa de grande preocupação das mães é o excesso de exposição ao sol.

? Evite o sol entre 9h e 16h e use protetor solar em tempo integral. Caso ocorra a queimadura de sol leve, opte por hidratantes sem perfumes e nem corantes, para evitar alergias.

Vale ressaltar que a queimadura do sol e a insolação são diferentes. No caso de a criança apresentar sintomas como vômitos, desmaios, febre, olho fundo e pele ressecada, o ideal é procurar um médico imediatamente.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna