Dicas para retomar os hábitos saudáveis

Exageros nas festas de fim de ano e nas férias não podem acabar com a motivação

O mais importante para reduzir medidas a longo prazo e manter a saúde em dia é mudar hábitos alimentares e reeducar-se à mesa
O mais importante para reduzir medidas a longo prazo e manter a saúde em dia é mudar hábitos alimentares e reeducar-se à mesa Foto: Stock Photos, Divulgação

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Depois das festas de fim de ano e, para alguns, de uns dias de férias, é hora de voltar a ter hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas. A seguir, confira algumas dicas para retomar uma rotina saudável no ano ano:

::: Não deixe que o ganho de peso destrua a sua motivação
Mesmo que você tenha exagerado, isso não vai estragar seus planos de alcançar um peso saudável. Saiba que todos nós, inconscientemente, reduzimos o consumo de alimentos depois do período de festas. Quando os convites para as confraternizações param de chegar, as tentações também diminuem.

::: Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras
Se possível, consuma pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras diariamente. Esses alimentos são ricos em vitaminas e aumentam o seu consumo de fibras e antioxidantes, promovendo mais saciedade. Uma dica de lanche nutritivo é trocar o refrigerante comum da tarde (200 calorias) por uma laranja (65 calorias).

::: Agende horários para se mexer mais
Se você planejar com antecedência a que horas vai se exercitar, vai ser mais fácil seguir uma rotina de atividades físicas. Tente praticar pelo menos 30 minutos de exercício diariamente. Que tal participar de alguma caminhada ou corrida beneficente?

::: Não se prive
Concentre-se no que você vai comer, e não no que não vai. Além disso, mantenha-se na zona de conforto: sem fome é mais fácil dar continuidade aos hábitos saudáveis. Não pule um café da manhã nutritivo, rico em fibras, como aveia ou pão integral. Pode ajudar a prevenir excessos mais tarde.

(Fonte: Vigilantes do Peso)

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