Dicas para uma boa amamentação

Qual a melhor posição para o bebê e como guardar o leite materno são algumas das dicas

Foto: Stock Images

Além dos benefícios do leite materno para a saúde do bebê, amamentar também aumenta o vínculo da mãe com o filho. O ideal é iniciar a amamentação já na sala de parto e manter o leite da mãe como único alimento até os seis meses de idade da criança.  Veja algumas dicas da enfermeira Márcia Regina, responsável pelo curso de gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, para ter uma amamentação tranquila.

– Para que o bebê sugue bem, ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o mamilo (bico do peito), mas grande parte da auréola (parte escura do seio), com o corpo totalmente voltado para a mãe (barriga com barriga).

– Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e nem depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando o uso de sabonetes nos mamilos. O próprio leite protege a pele, evitando infecções. 

– Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isso acontecer, ferva um frasco de vidro com tampa de plástico por dez minutos, prenda os cabelos, lave bem as mãos, coloque os dedos onde termina a aréola e aperte várias vezes até o leite sair. 

– Guarde o leite no frasco de vidro, na geladeira ou no congelador, dessa maneira o leite pode ser conservado por até 15 dias. 

– Para aquecer o leite, use banho-maria. Na falta de geladeira, o leite poderá ser guardado por até duas horas em local fresco e dado ao bebê, de copinho ou colher, quando a mãe não estiver em casa.

Leia mais
Comente

Hot no Donna