Dicas para uma boa dieta de início de ano

Para quem exagerou na comida e na bebida no fim do ano, o primeiro passo é não ter pressa em emagrecer

Sorvetes podem ser consumidos por quem quer emagrecer, mas deve-se dar preferência aos de frutas
Sorvetes podem ser consumidos por quem quer emagrecer, mas deve-se dar preferência aos de frutas Foto: Ricardo Wolffenbuttel

A primeira compra do ano é bem magrinha. Depois das festas, aquela gordurinha que todo mundo tem para perder aumentou. Assim, fazer dieta é a mais comum das promessas de Ano Novo.

O médico Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo dá algumas dicas para quem está nessa situação.

Segundo Fisberg, sem exagero, até sobremesa pode.

– Procure os doces com menos teor de gordura e use o bom senso na quantidade – ensina o nutrólogo. – Se você tomar dez sorvetes por dia, não tem exercício que dê conta.

Fisberg afirma que se você decidiu que vai comer doce, é melhor que seja logo depois de uma refeição, porque ajuda no metabolismo. Os chocolates mais escuros, como o meio amargo, têm menos gordura. Se for tomar sorvete, prefira os de frutas.

Como prato principal, nada contra as massas; o problema está no molho e no recheio. Molhos bolonhesa e sugo são os mais magros. Como recheio, o melhor é queijo branco, carne ou vegetais.

– Os acompanhamentos, como presunto ou bacon, também pode aumentar muito o valor calórico – diz Fisberg.

A bebida pode ser refrigerante diet ou light, também sem exagero. Quanto às bebidas alcoólicas, a que tem menos calorias é o vinho e, depois, a cerveja. Destilados, como uísque e cachaça, engordam mais.

Doutor Mauro avisa: mesmo de dieta, é preciso fazer três refeições por dia e mais dois ou três lanches leves. Pular uma refeição não ajuda a emagrecer.

– Se você faz restrições intensas de proteínas, açúcares e carboidratos, isso acaba desequilibrando nossa alimentação ao longo prazo –  explica. – Isso significa que, no futuro, pode haver alterações metabólicas e o “efeito rebote”: o ganho de peso mais rapidamente, depois de um longo período de restrição.

Com informações do site G1.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna