Dieta balanceada ajuda o corpo a prevenir ou a combater melhor a gripe

Variar a alimentação é mais difícil no inverno, mas vale a pena tentar

Um bom chá pode ajudar a esquentar o corpo
Um bom chá pode ajudar a esquentar o corpo Foto: Divulgação

Basta o inverno chegar para hospitais e postos de saúde lotarem de pessoas com sintomas parecidos: tosse, espirros, indisposição e dores no corpo. É a gripe, que, mesmo mais recorrente na estação fria, acomete pacientes em qualquer época. Preparar o corpo para prevenir a doença ou combatê-la não é difícil. Hábitos alimentares saudáveis tornam o organismo mais forte contra o vírus.

– Se o organismo está forte, consegue se defender, mas se está debilitado, com alguma vitamina ou algum mineral a menos, a defesa não é a mesma – ensina a nutricionista Camila Alliatti, de Caxias do Sul.

Variar a alimentação é mais difícil no inverno. São muitas as desculpas usadas para dispensar alimentos frios, como frutas e saladas. A alternativa são sopas, purês e bolos salgados. Além de conter verduras e legumes, eles aquecem o corpo.

– A estação convida aos alimentos encorpados, mas é importante evitar gorduras em excesso. Elas não influenciam diretamente na contração de doenças, mas sobrecarregam o organismo – alerta Camila.

Não existe um prato que atue sozinho contra a gripe. O ideal é combinar alimentos. Além disso, conforme Camila, o conjunto de bons hábitos alimentares pode ajudar a combater o vírus. Isso inclui a ingestão de muita água. Nesta estação, o organismo necessita de tanto líquido quanto sob forte calor. Para aquecer, a dica é recorrer aos chás:

– A maior parte do organismo é formada por água. Se ela não é ingerida, o corpo tem de tomar conta das funções da mesma forma.

Leia mais
Comente

Hot no Donna