Dieta Dukan, a favorita da futura princesa Kate Middleton, começa a conquistar celebridades

Noiva do príncipe William é adepta de programa complexo para perder peso

Kate Middleton e William, após o anúncio das bodas: cerimônia deve ocorrer na Abadia de Westminster, na segunda semana de agosto
Kate Middleton e William, após o anúncio das bodas: cerimônia deve ocorrer na Abadia de Westminster, na segunda semana de agosto Foto: AFP

A dieta é velha conhecida das francesas, mas, graças a futura princesa Kate Middleton e sua mãe, Carole, o plano alimentar virou febre na Inglaterra. A dieta Dukan, criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan há 10 anos, é uma versão moderna (e bem mais complicada) da dieta da proteína e promete a perda de até 4 quilos por semana.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Dukan afirma que, além de Kate, diversas celebridades já aderiram sua dieta. A modelo Gisele Bunchen e a cantora Jennifer Lopez apostaram no plano do francês para recuperarem a forma após a gravidez. Mas o que diferencia esta dieta das tantas que já foram moda no passado?

Segundo Dukan, o plano é dividido em quatro planos distintos que ajudam quem tem mania de dieta a retomar a ‘alimentação instintiva’. Se seguirem o plano corretamente, as pessoas não precisam contar calorias nem medir porções. Mas devem seguir algumas regrinhas complicadas.

Na primeira fase, os adeptos devem riscar praticamente tudo do cardápio e comer apenas as proteínas magras: clara de ovo, peito de peru, frango, bife, peixe e iogurte desnatado. Ao contrário da dieta do Dr. Atkins, não é permitido usar manteiga ou azeite ou complementar a refeição com vegetais. Além disso, é preciso beber muita água ? pelo menos três litros diários ? para eliminar toxinas.

? Contar calorias, infelizmente, não funciona a longo prazo. Meu objetivo é que as pessoas reaprendam a comer só quando estão com fome ? disse Dukan ao jornal britânico.

Depois da perda de peso incial, é preciso reintroduzir os outros alimentos (como frutas, legumes e cereais) aos poucos para evitar o efeito sanfona. O nutricionista avisa que, para dar certo, é necessário manter pelo menos um dia só com proteínas na semana por alguns meses ou, quem sabe, para o resto da vida. O plano também permite duas refeições livres por semana depois que o peso ideal for atingido.

Um dia típico da primeira fase da dieta, segundo o livro do médico, teria chá ou café com leite desnatado e dois iogurtes desnatados pequenos com farelo de aveia, ou uma fatia de peito de peru ou presunto com ovo cozido de café da manhã, um iogurte desnatado de lanche da manhã, filé mignon, salmão ou frango de almoço e no jantar, e um pudim diet de sobremesa.

A dieta de Dukan é criticada por médicos do mundo todo. Além de causar mau hálito, boca seca e prisão de ventre, a falta de carboidratos pode aumentar a ansiedade, a falta de concentração e a irritabilidade. A longo prazo, pode sobrecarregar os rins, aumentar o nível do colesterol e o risco de gota. Em algumas pessoas, pode causar enjoos, fadiga e dores de cabeça.

Leia mais
Comente

Hot no Donna