Dieta equilibrada durante o Carnaval pode evitar desidratação e problemas intestinais

Não é porque vai brincar ou viajar no feriadão que você deve relaxar na alimentação

Adriana ficou com Rodrigão apesar de ter namorado fora do confinamento e chegou a dizer "eu te amo"
Adriana ficou com Rodrigão apesar de ter namorado fora do confinamento e chegou a dizer "eu te amo" Foto: Frederico Rozário

O Carnaval, tradicionalmente regado a muita bebida alcoólica, marchinhas, frevos e sambas, em meio a confetes e serpentinas, é esperado com ansiedade por todos: os que pulam e os que aproveitam o feriado para descansar. Aos foliões, além de muito juízo e disposição, cabe tomar cuidado com o que vão comer. O excesso de exercício físico somado à alimentação desregrada e ao álcool pode resultar em desmaios, desidratação e infecções intestinais.

A nutricionista Sônia Almeida lembra que manter a disciplina alimentar é importante.

? Não é porque o feriado é prolongado que a rotina alimentar balanceada deve ser abandonada. Deve-se fazer pelo menos três refeições completas ao dia: o café da manhã, o almoço e um lanche.

De acordo com a nutricionista Carina Tafas, para garantir os quatro dias de carnaval com muita folia, deve-se preferir alimentos que ajudem a manter a resistência, sem pesar no estômago, como os frescos (frutas, legumes e verduras), e manter a regularidade de intervalos de três horas entre as refeições.

Segundo a nutricionista, a dica para o que vão festejar o carnaval é comer carboidratos integrais, que dão energia para pular e dançar, e fugir das carnes gordas e frituras, que têm digestão lenta e acabam causando sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo. Os carboidratos também ajudam a diminuir os efeitos do álcool.

Como, durante a folia, se passa muito tempo na rua, é importante prestar atenção no que vai comer para fugir de intoxicações alimentares.

? Deve-se evitar os produtos de origem animal (carnes mal assadas, embutidos, maionese, etc.) e à base de leite (requeijão cremoso, molhos brancos, purês), além de prestar atenção na qualidade dos alimentos comercializados ? aconselha Carina.

A nutricionista Sônia Almeida dá a dica para não sair da dieta.

? Na hora do sufoco, faça escolhas inteligentes: opte por suco de frutas feitos na hora, barras de cereais com granola, picolés de fruta, espigas de milho cozido, que podem segurar a fome.

Ela recomenda ainda levar seu kit lanche:

? Fruta, barra de cereal e polenguinhos cabem em qualquer bolsa.

Nas cinzas

Depois da folia, é hora de relaxar e dar uma folga para o corpo. A palavra de ordem é hidratação.

? Muita água, água de coco e suco de frutas naturais são essenciais para a recuperação da ressaca. Além disso, as folhas verdes escuras ajudam na desintoxicação, por conta da quantidade de clorofila. Portanto, sucos que misturam folhas e frutas, ajudam a repor os nutrientes perdidos ? lembra Carina.

A dica de Sônia é abusar dos alimentos naturais, frescos e sem gordura e beber bastante água de coco, suco de açaí ou de frutas naturais.

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