Dieta radical de 600 kcal por dia reverte diabetes tipo 2, diz estudo

Pesquisadores dizem que experimento teve como finalidade observar os efeitos científicos

Os pacientes estudados haviam sido diagnosticados com diabetes tipo 2 a, pelo menos, quatro anos
Os pacientes estudados haviam sido diagnosticados com diabetes tipo 2 a, pelo menos, quatro anos Foto: Daniel Marenco, Divulgação

Uma dieta radical de 600 calorias por dia, seguida por oito semanas, pode ser capaz de reverter diabetes tipo 2 em pessoas recém-diagnosticadas com a doença. Isso é o que revela um estudo da Universidade de Newcastle, publicado na revista Diabetologia, do Reino Unido. A informação é do site Folha.com.

Segundo o estudo, a dieta, testada em 11 pacientes, reduziu os níveis de gordura no fígado e no pâncreas, ajudando os níveis de insulina a voltar ao normal.

As 11 pessoas que participaram do experimento haviam recebido o diagnóstico de diabetes tipo 2 até quatro anos antes do estudo. Três meses após o tratamento, sete estavam livres da doença. O nível de produção de insulina se manteve estável mesmo após a volta á alimentação normal.

O diretor do Centro de Ressonância Magnética da Universidade de Newcastle, Roy Taylor, disse que não recomenda a dieta e que o experimento teve como única finalidade observar efeitos científicos.

? Esta dieta foi usada apenas para testar a hipótese de que, ao perder peso substancialmente, as pessoas ‘perdem’ também a diabetes ? explica.

Os pesquisadores do Reino Unido disseram que ainda é preciso prolongar os estudos para verificar se o efeito é permanente.

Leia mais
Comente

Hot no Donna