Dinheiro extra: como fazê-lo render mais

Saiba tirar proveito da restituição do IR e antecipação do 13º salário

Grana a mais no bolso nessa época do ano deve ser usada preferencialmente para quitar dívidas
Grana a mais no bolso nessa época do ano deve ser usada preferencialmente para quitar dívidas Foto: sxc.hu

Dinheiro extra sempre é bem-vindo. Com o pagamento das restituições do imposto de renda pela Receita Federal desde 15 de junho e o da primeira parcela do 13º salário por algumas empresas, já há famílias que vão contar com reais a mais no orçamento. Independente do valor recebido, é preciso avaliar muito bem o que fazer com o dinheiro.

Para a maioria dos especialistas, se há dívidas de cartão de crédito ou cheque especial, quitá-las deve ser a prioridade número um. Isso porque as taxas de juros nesses casos são muito altas.

– Se a pessoa está devendo, deve utilizar esse valor para quitar o saldo. Os juros de mercado (na rede bancária) vão de 7,5% a 10% – explica o professor dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) Henry  Paulo Dias.

Por fim, para quem conseguiu sanar as finanças e ainda viu sobrar parte do valor, as alternativas são investimentos para gastar no futuro ou consumir os recursos em programas de férias com a família. Dias também destaca que, se a pessoa deseja trocar o carro ou algum eletrodoméstico de maior valor, como geladeira e fogão, pode aproveitar o dinheiro na mão para negociar.

Também há a opção de antecipação do dinheiro, por meio de empréstimo bancário. Os especialistas alertam que essa opção só deve ser considerada em casos muito particulares. Para o economista e especialista em finanças pessoais Everton Lopes, se a pessoa não tem dívidas, não deve antecipar o pagamento.

_ Com o dinheiro todo na mão, no fim do ano, poderá pagar à vista IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com um bom desconto _ ensina.

DICAS

O que fazer

:: Pague as dívidas primeiro.
:: Dê preferência para as contas com taxas de juros maiores – cartão de crédito, cheque especial etc.
:: Com as contas em dia, se você quiser fazer uma compra, dependendo do valor que recebeu, pode ser a hora de trocar aquele eletrodoméstico e aproveitar os descontos de IPI.
:: Com dinheiro na mão, fica mais fácil negociar descontos à vista.
:: Se não houver dívidas, aplique o dinheiro.
:: O tipo de aplicação (poupança, CDB, bolsa de valores) vai depender do tempo que a pessoa pode dispor desse dinheiro, do seu perfil e do valor disponível.

O que não fazer

:: Cuide para não utilizar o dinheiro extra para contrair nova dívida (dando o valor de entrada e parcelando o restante do bem).
:: Se o dinheiro recebido é referente à primeira parcela do 13º salário, avalie se não vai precisar desse valor mais adiante. No fim do ano, o 13º virá pela metade (somente a segunda parcela), mas as contas extras (IPVA, IPTU, gastos com presentes de Natal, férias) não vão mudar.

Fontes: professor da FSG Henry Paulo Dias e economista Everton Lopes

CALENDÁRIO
Confira as datas das próximas restituições do Imposto de Renda em 2009:
3º lote: 17 de agosto
4º lote: 15 de setembro
5º lote: 15 de outubro
6º lote: 16 de novembro
7º lote: 15 de dezembro

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna