Disco novo de Vanessa da Mata foca no cotidiano feminino

Cantora mato-grossense se apresenta em Florianópolis sexta-feira e em Porto Alegre, no sábado

Dilemas femininos aparecem no disco Bicicleta, Bolos e Outras Alegrias de Vanessa da Mata
Dilemas femininos aparecem no disco Bicicleta, Bolos e Outras Alegrias de Vanessa da Mata Foto: divulgação

Bicicleta, Bolos e Outras Alegrias, novo disco da cantora mato-grossense Vanessa da Mata ? que será apresentado em um show na próxima semana, em Florianópolis e no sábado, em Porto Alegre ?  é um recado às mulheres.

Na letra das músicas, histórias sobre a bolsa de grife que pode ser compensadora no momento imediato do consumo, mas que não perdurará reconfortante. Também a calça jeans que não serve mais. Engordou uns quilinhos. Tudo bem. Relaxe! Bem mulherzinha, não?

? Mulherzona, quem sabe!? É um disco que faz críticas à mulherzinha, à valorização abusiva da estética, ao consumismo, esse nosso jeito de valorizar pequenas coisas. O consumismo é um incômodo para mim quando vejo uma pessoa que não tem uma autoestima bem desenvolvida e que tenta equilibrar isso através de um objeto, da cirurgia plástica. Estou chamando as pessoas para se perceberem, porque aquele consumismo é apenas compulsivo e não compensador ? afirma Vanessa, em uma entrevista por telefone.

E segue no tom crítico ao falar de si mesma:

? Eu não valorizo marcas. Gasto muito dinheiro em livrarias. Me sinto linda quando vou a um museu e me sinto feia quando assisto coisas que considero porcaria ? comenta.

Vanessa admite que o novo disco transitou mais pelo universo feminino do que os anteriores. Acredita que, ao compor, olhava mais para “os nossos umbigos”. E, ao falar de mulheres, ainda caminha-se pelo romantismo. A música de trabalho Te amo é romântica e delicada.

? Queria falar de amor de maneira direta e simples ? diz.

Mas é em Fiu Fiu que os dilemas femininos desfilam sem máscaras: “Livre/Mas não tão leve como no passado/Não posso, mas adoro porcaria/Adoraria ser que nem palito, mastro, cetro, poste/Homens/Nós não nos entendemos como antes/Eles adoram mulheres air bag/E nós emagrecemos para as amigas, inimigas todas”.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna