Dislexia: psicóloga recomenda que profissionais deixem os “modismos” de lado

Nem todo aluno com problema de aprendizado pode ser classificado como disléxico

Cena do filme "A Suprema Felicidade", de Arnaldo Jabor
Cena do filme "A Suprema Felicidade", de Arnaldo Jabor Foto: Divulgação

Fazer um diagnóstico de distúrbio psicológico não é uma tarefa fácil. Diferentemente de doenças fisiológicas, nas quais os sintomas se manifestam e dão indícios claros de qual pode ser o problema, os distúrbios da mente exigem uma análise mais profunda, detalhada e demorada, devido às muitas variáveis envolvidas.

No campo da psicopedagogia, alguns especialistas têm demonstrado preocupação com o excesso de diagnósticos precoces e superficiais de dislexia, um distúrbio da linguagem que envolve principalmente a parte da leitura. Para a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano, há diversos casos em que os pais de crianças com dificuldades escolares chegam aos consultórios com o diagnóstico pronto, muitas vezes dado pelas escolas e reforçado pelos profissionais.

? Se por um lado o estabelecimento de um quadro ajuda no tratamento, por outro pode cegar e apenas estigmatizar a pessoa em questão ? afirma. 

Vários fatores podem determinar dificuldades na leitura e na escrita, que são intimamente ligadas.

? Dar um nome específico a um problema de lecto-escrita pode atrapalhar o diagnóstico mais amplo, quando não podemos compreender a pessoa que ali se apresenta ? comenta a especialista. ? O mais adequado é um diagnóstico que privilegie fazer um entendimento do indivíduo em seus vários aspectos, considerando também seu ambiente social e escolar, que podem interferir em sua capacidade de aprender a linguagem escrita.

Apesar do problema estar “em alta”, sendo muito divulgado hoje em dia, é difícil encontrar pessoas que realmente apresentem dislexia.

? Os profissionais têm que deixar os modismos de lado e olhar para o ser humano real que se apresenta a eles.

Fonte: Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga.

Leia mais
Comente

Hot no Donna