Documentário retrata a ascensão das principais tops brasileiras no mundo fashion

Modelos consagradas falam sobre as dores e delícias da profissão

Filme revela carreiras construídas com trabalho, dedicação e, claro, um pouco de sorte
Filme revela carreiras construídas com trabalho, dedicação e, claro, um pouco de sorte Foto: Reprodução

A moda brasileira já tem um bom número de histórias para serem contadas. No entanto, até agora foram poucos os livros que buscaram abordá-las, e mais raros ainda foram os filmes. O documentário Top Models ? Um Conto de Fadas Brasileiro é a primeira tentativa de registrar em imagens uma parte fascinante dessa história: a das garotas que saíram dos grotões do país para se transformarem em estrelas mundiais da moda.

Dirigido pelo carioca Richard Luiz, o documentário traz depoimentos das principais tops brasileiras, como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Raquel Zimmermann, a paranaense Isabeli Fontana, a baiana Adriana Lima e a paraense Carol Ribeiro. Elas falam do início da carreira, da ascensão no mundo fashion e dos planos para o futuro, após deixarem essa profissão que dura o mesmo tempo que a juventude.

Produzido pela Protótipo Filmes e pela Luminosidade, que organiza a São Paulo Fashion Week, Top Models custou cerca de R$ 800 mil. Os primeiros depoimentos e imagens foram feitos durante a produção de um calendário com 25 modelos, em 2005. Na época, não havia a pretensão de transformar o material em um longa-metragem.

Documentário mescla realidade e ficção

Foi feito, então, um roteiro (por Renata Terra) que, em paralelo às declarações das tops consagradas, contava a história ficcional de uma modelo estreante, Luana, e suas agruras para conseguir um lugar ao sol. Cenas ficcionais foram acrescidas às verdadeiras, tudo conduzido pela voz de uma narradora, “interpretada” pela atriz Alice Braga. O filme levou quatro anos para ser concluído.

A agenda agitada das tops cooperou no atraso do longa. O diretor precisou correr atrás delas pelas principais cidades da moda ? Paris, Milão e Nova York.

Os depoimentos das modelos são o que há de melhor no filme. Elas falam com franqueza sobre suas carreiras, revelando como os “contos de fadas” foram construídos com trabalho, perseverança e, claro, um pouco de sorte.

Confira o trailer do filme:

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna