Drible o frio: coma certo e vá malhar

Somente locais muito frios, como nas proximidades dos polos, demandam uma dieta mais calórica na estação

Preparador físico aconselha os praticantes de exercícios a redobrar o aquecimento nos dias frios
Preparador físico aconselha os praticantes de exercícios a redobrar o aquecimento nos dias frios Foto: Guto Kuerten

Quando chega o frio, como nesta semana, a disposição para sair debaixo do edredom e ir malhar diminui e, ao mesmo tempo, a oferta de guloseimas como chocolates e fondues aumenta em supermercados a restaurantes.

Bom, mas como com o frio o corpo exige alimentos calóricos, tudo bem, né? Errado.

No frio, os vasos sanguíneos e os músculos se retraem, o que demanda uma quantidade maior de energia para o corpo manter a temperatura média (cerca de 37,5 graus). Mas a necessidade calórica adicional é muito pequena ? cerca de 50 kcal (menos que um bombom).

O erro nas dietas está em como a pessoa supre essa necessidade extra. O corpo pede alimentos quentes. Mas cabe a cada um escolher se irá tomar um chá verde ou um chocolate quente.

Somente locais muito frios, como nas proximidades dos polos, demandam uma dieta mais calórica na estação. Além disso, nesses locais, os dias são mais curtos o que provoca queda nos índices de serotonina (transmissor responsável pela sensação de bem-estar). Alimentos calóricos, como o chocolate, dão essa sensação ? fato comprovado em pesquisas científicas.

Outra questão que, segundo professores de educação física, também seria cultural é a fuga dos exercícios físicos.

? No frio, as pessoas fazem menos atividades físicas. No verão, expõem mais o corpo e, por isso, procuram controlar a alimentação e fazer mais exercício ? diz o doutor em Ciências pela Unifesp, Denis Foschini.

O preparador físico Marcos Paulo Reis aconselha os praticantes de exercícios a redobrar o aquecimento nos dias frios. Também é importante manter pés, mãos aquecidos e cuidar da hidratação .

Quem dá o que a preguiça pede (algo como chocolate quente mais edredom em vez de malhação) normalmente chega no verão com quilos a mais.

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